“Pedalar e encarar aventuras quando se tem sérios problemas físicos ou psicológicos não é apenas libertador. É, especialmente, inspirador.” – Erika Sallum (1976-2021).
No último final de semana (2 e 3), uma bela homenagem a jornalista e ativista Erika Sallum marcou a exibição do Festival Rocky Spirit, na ciclovia do Rio Pinheiros, em São Paulo (SP).
+ Diretora de redação da Go Outside, Erika Sallum deixa legado no ciclismo
+ Erika Sallum: campanha quer batizar ciclovia com nome da jornalista após sua morte
+ Outubro Rosa: Como o câncer ajudou a transformar o meu relacionamento com a vida outdoor
Com imagens e direção do repórter fotográfico Caio Guatelli, companheiro de Erika, o filme Confie na bike! reúne palavras da própria jornalista durante textos publicados em seu blog, o Ciclocosmo, e a revista Bicycling Brasil, da qual Erika era editora chefe.
No último dia 14 de agosto, Erika faleceu aos 45 anos em decorrência de um câncer contra o qual lutava desde 2016. Ativista pelos direitos dos ciclistas, ela teve importante atuação para alavancar projetos deste universo, além de ter inspirado centenas – senão milhares de pessoas – a pedalarem, de forma direta ou indireta.
“Erika foi uma magnífica mulher, jornalista, ciclista e ativista. Por onde passou mudou a vida de muita gente, para melhor”, escreveu Guatelli. “As imagens desse filme eu fiz em 1º de maio de 2020, numa das piores fases da luta da Erika contra seu câncer de mama (que havia se espalhado em metástase). Naquele dia, ela completava 44 anos, e pedalar, mesmo com as dores, foi seu melhor presente”, completou o fotógrafo.
Nos últimos 15 anos, Erika também foi diretora de redação da Go Outside e participou ativamente dos principais projetos da editora Rocky Mountain, na qual considerava a sua segunda casa.
Guatelli também faz questão de lembrar que estamos no Outubro Rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama. “Toda mulher deve estar atenta na prevenção e nos cuidados. Erika Sallum, presente! Saudades de minha amada!”.
Assista ao filme Confie na bike!: