Sair de férias ou viajar o mundo, não há uma pessoa que seja contra ao lazer de poder sair de casa e conhecer novos lugares, sabores, culturas e pessoas. Mas o que pode ser um grande diferencial durante os roteiros é curtir sem prejudicar o meio ambiente e o planeta. E é aí que entra o ‘Turismo Sustentável’.
+ Dia Mundial do Turismo e a emancipação das mulheres na estrada
+ 8 museus subaquáticos para fãs de ecoturismo
+ Vulcão acaba com uma das melhores ondas das Canárias
Nos últimos anos, as pessoas tem se preocupado cada vez mais com as práticas “verdes”, e têm tido mais preocupações em como cuidar melhor da sua comunidade e do meio ambiente. Mas isso transcendeu para além do nosso cotidiano, e tem ganhado cada vez mais espaço nas viagens, deixando o turismo muito mais responsável. Será que você também vem aplicando essas práticas nas suas viagens ou nunca tentou?
Se você não faz ideia do que estamos falando, fica tranquilo, porque aqui você encontrará um guia completo sobre o assunto e como começar a aplicar na prática nos seus roteiros.
Desmistificando o Turismo Sustentável
De acordo com o artigo número 3 da Organização Mundial de Turismo (OMT), o desenvolvimento turístico deve “economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais”.
Ou seja, Turismo Sustentável nada mais é do que uma forma de viajar respeitando a cultura local, o meio ambiente e as pessoas daquela região. Além disso, sempre se preocupando na preservação de tradições e dos recursos naturais do local.
É através do turismo que movimentamos a economia local, e são durante esses períodos de férias, por exemplo, que mais nos abrimos para conhecer outros lugares e onde mais consumimos a cultura local, seja visitando um ponto turístico ou comendo uma comida típica.
Mas, como fazer minhas viagens com essa sustentabilidade em mente?
Antes de fazer as malas e começar a ser uma pessoa mais consciente e responsável durante as viagens, é importante saber que o Turismo Sustentável possui três pilares essenciais: ambiental, econômico e social.
Pilar ambiental
Para cumprir esse pilar é importante começar antes mesmo de preparar a mala. É importante ter consciência do que pode ou não ser descartado dentro do que você levar na mala, e claro, se essas coisas poderão ser descartadas livremente no meio ambiente.
Saquinhos ou sacolas plásticas, por exemplo, são materiais que têm maior durabilidade para decomposição, levando anos para que desapareçam completamente. Então é importante alinhar sua cabeça com esse pilar e fazer as malas de uma forma muito mais responsável.
Outro ponto é procurar saber como sua hospedagem faz o descarte de lixo, para que as regras possam continuar sendo seguidas, bem como nas praias ou locais que que for visitar.
Pilar econômico
O turismo proporciona não apenas momentos de aventura, descanso e lazer, mas também é com ele que a economia de um local consegue se movimentar, principalmente nos períodos de férias ou feriados, onde o fluxo de pessoas é maior.
Além disso, o turismo emprega muitas pessoas, então se você for viajar, procure apoiar os negócios locais, e nesse ponto você pode apoiar os negócios locais desde a hospedagem que vai ficar, até o estabelecimento que fará as refeições ou até mesmo quando comprar alguma lembrancinha da viagem.
Pilar social
E o último pilar, mas não menos importante, é o social, que envolve valorizar os projetos sociais do povo local. Conhecer os museus, feiras típicas da região, eventos, shows e tudo que estiver rolando pelo destino que você for, faz do seu passeio um momento muito mais sustentável e com certeza divertido.
Viajando com responsabilidade
O turismo sustentável é melhor forma para se ter uma boa diversão durante as viagens, e agora que você sabe como aplicá-lo na prática, fica ainda mais fácil fazer os roteiros de forma mais responsável e consciente.
E com a volta do turismo na pandemia, esses pilares ficam ainda mais importantes para serem aplicados, sem falar nos pontos sanitários, para que tudo seja feito de forma segura para todos.