Ilha mais ao norte do mundo é descoberta acidentalmente

Por Redação

Ilha mais ao norte do mundo é descoberta acidentalmente
Imagem: Morten Rasch/University of Copenhagen

Cientistas afirmam ter descoberto por acidente o que eles acreditam ser a ilha mais ao norte do mundo, na costa da Groenlândia, no mês passado. As informações são da BBC.

+ Agora há cinco oceanos na Terra, diz National Geographic Society
+ Cume da Groenlândia tem chuva em vez de neve pela primeira vez desde 1950

Em julho, os cientistas voaram para onde eles pensavam ser a Ilha Oodaaq, que é conhecida desde 1978, para coletar amostras. Mas quando eles checaram sua posição com o oficial dinamarquês encarregado de registrar as ilhas árticas, eles estavam 800 metros mais ao norte.

A ilha de 60X30m é a porção de terra mais próximo do Polo Norte, dizem eles.

“A ilha foi descoberta durante uma expedição de pesquisa dinamarquesa-suíça, que eu estava coordenando”, disse o líder científico Morten Rasch, da Estação Ártica na Groenlândia, Universidade de Copenhague, à BBC.

“Queríamos, entre muitas outras coisas, visitar a Ilha Oodaaq, que antes era conhecida como a ilha mais ao norte”, completou.

Segundo Rasch, sua equipe “queria fazer uma amostragem da ilha em busca de novas espécies que se adaptam a uma vida neste ambiente extremo”.

“Éramos seis pessoas em um pequeno helicóptero e quando alcançamos a posição da Ilha de Oodaaq, não conseguimos encontrá-la”, disse ele, acrescentando que os mapas não eram muito precisos naquela parte do mundo.

“Então, nós apenas começamos a procurar pela ilha. Após alguns minutos muito emocionantes, pousamos em um estranho monte de lama não vegetada, depósitos de detritos e cascalho cercados por gelo marinho por todos os lados – um lugar não muito amigável, contou. “Depois da expedição e de muitas discussões com especialistas no assunto, agora percebemos que por acaso descobrimos a ilha mais ao norte do mundo.”

Rasch disse à BBC que, de uma perspectiva científica, a descoberta “não é grande coisa”. “Mas, de uma perspectiva pessoal, é de alguma forma engraçado estar entre aquelas seis pessoas que já tiveram botas enlameadas no ponto mais ao norte do mundo.”

Os cientistas agora querem que a ilha se chame Qeqertaq Avannarleq, que significa “a ilha mais ao norte” na Groenlândia.