Escoceses estão furiosos com turistas urinando ao ar livre enquanto visitam e acampam na versão da Rota 66 do país. A North Coast 500 (NC500) tem cerca de 830 km e circunda a costa norte da Escócia.
+ Turistas se arriscam em beira de penhasco e quase caem de altura de 36 metros
+ Motoristas reclamam de ciclovia de mais de 3 metros de largura
Locais alegaram que os viajantes estão “obstruindo a estrada”, enquanto outros usam “toaletes ao ar livre”, segundo informações do DailyMail.
Uma mulher que acampava no local foi pega jogando seus dejetos em uma lixeira a 500 metros de distância de um banheiro público.
A escritora e blogueira Gale Brown disse que está preocupada com o boom do turismo na área. “Eu entendo perfeitamente por que as pessoas querem vir e fazer a Rota. É uma área linda. Mas acho que um dos problemas que estamos sentindo localmente é que tem havido muita promoção do local, mas isso não foi realmente apoiado por uma infraestrutura”, disse.
Um homem, que não quis ser identificado, disse que a situação está “horrenda”. “A quantidade de vans de acampamento, o tráfego … Acho que está muito congestionado”, afirmou.
Margaret Meek, de 70 anos, disse ao Sun: “Não é a primeira vez que vemos turistas urinando. A comunidade tem um pequeno acampamento com campervans e cinco campos de serviço desde 2016”.
“Essas pessoas vieram, estacionaram no cais e decidiram fazer cocô e xixi. Há banheiros a 500 metros de onde eles urinavam. É a gota d’água. Isso foi visto mais do que algumas vezes”, completou.
Apesar das reações contraditórias à formação da Rota 66, especialistas em viagens a consideraram positiva para o turismo escocês.