O corpo humano é capaz de produzir respostas bastante específicas durante as atividades físicas que realizamos, e isso se aplica tabém ao sexo: o misto de sensações, atividades cerebrais e até mesmo a e evolução de movimentos e respiração são únicos, e chamados pelos especialista de ciclo de resposta sexual humana.
+ Sexo após as refeições faz mal? Descubra
+ Guia mostra posições sexuais que mais queimam calorias
+ Sexo tântrico para iniciantes: 11 passos para incorporá-lo em sua vida
+ O que causa a libido baixa e como aumentá-la, segundo especialista
A descrição oficial do que acontece dentro do corpo humano durante uma relação sexual, incluindo reações e sentimentos, foi oficialmente denominada desta forma em 1966 pelos pesquisadores sexuais William Masters e Virginia Johnson.
De acordo com os especialistas, existem quatros estágios ou fases que completam esse ciclo: Excitação, Platô, Orgasmo e Resoluação.
Excitação
Na fase 1, os envolvidos no ato sexual começam a se animar. Como em um aquecimento, o coração começa a bater mais rápido e a respiração muda, se tornando mais densa. Vermelhidão na pele, por conta da maior circulação do sangue, pode acontecer e, com a chegada do sague nos orgãos genitais, ocorre a ereção, nos homens, e o entumecimento do clitóris, nas mulheres. Os mamilos também ficam inchados, e neste fase ocorre a lubrificação. Os músculos contraem e passa a ocorrer a chamada tensão sexual.
Platô
Nesse seundo estágio, as mudanças no corpo e sensações intensficam: aumentam gradualmente a respiração, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além da tensão muscular, que fica mais forte e que chega a um estágio acima da fase anterior. Nas mulheres, a vagina incha e suas paredes ficam mais escuras, e o clitóris fica ultrasensível ao toque. Os testículos também passam por uma mudança e parecem mais pesados, e se tornam mais sensíveis.
Orgasmo
O que muita gente aredita ser o final da relação sexual é, na verdade, o ápice da excitação e da contração muscular experimentada pelo ser humano, que tensiona em toda sua extensão ao memso tempo em que o corpo libera a tensão. A intensidade de sensações que parecem contrárias mas estão, na verdade, interligadas, é o que causa a sensação do orgasmo. Neste estágio, os músculos da vagina e do útero se contraem, nas mulheres; e os músculos da base do pênis se contraem e se soltam nos homens, liberando o sêmen e resultadndo na ejaculação.
Conclusão – ou Resolução
Depois de gastar toda a energia reprimida, o corpo retoma gradualmente os sentidos e condições físicas do estágio pré-sexual, com a respiração voltando ao normal, os músculos relaxando e com pênis e vagona retornando a tamanho e cor originais. Nesss estágio ‘final’, é comum sentor relaxamento, calma, cansaço, satisfação…
Embora o ciclo de resposta sexual humana seja uma denominação considerada oficial por especialistas, o corpo e a mente humana funcionam de maneira diferente, de pessoa para pessoa, assim como as reações individuais aos estímulos sexuais.
Isso significa que muitas pessoas podem não sentir a linearidade desse ciclo, ou tenham perspectivas e experiências diferentes em relação ao orgasmo. Ainda assim, o estudo e definiçõa dessas quatro fases dentro de um ciclo completo ajuda a entender um pouco mais da complexidade do nosso organismo e respostas do corpo humano durante o sexo.