A 17ª etapa do Tour de France, realizada entre Muret até o cume de Col du Portet, teve momentos de drama e emoção. Em um deles, um espectador, que acompanhou a prova e na volta descia a montanha de bicicleta, acabou errando a curva e rolando por um desfiladeiro de 20 metros de altura.
+ Tadej Pogacar vence 18ª etapa do Tour de France e segue líder
+ Polícia investiga suspeita de doping no Tour de France
+ Quanto custa uma bike do Tour de France?
O ciclista belga Philippe Gilbert, da equipe Lotto Soudal, foi um dos primeiros a testemunhar a cena e parou para ajudar. “Na descida, depois de cruzar a linha de chegada, estava seguindo uma moto, mas um espectador acabou errando a curva e foi parar 20 metros abaixo”, afirmou Gilbert, em declaração à emissora belga RTBF.
Na sequência, o britânico Chris Froome, quatro vezes vencedor do Tour de France, e o dinamarquês Christopher Juul-Jensen também pararam para auxiliar no resgate.
“São fatos que muitas vezes passam despercebidos pela imprensa, mas ontem foram quase 20 minutos para ajudar esse homem. Ele estava muito confuso. São experiências que também vivemos em um evento como o Tour de France”, declara Gilbert, que completou a etapa em 120º lugar, 31:47 minutos atrás do vencedor Tadej Pogacar.
Curiosamente, no Tour de France 2018, Gilbert estava no ataque na descida do mesmo Col de Portet quando calculou mal uma curva e bateu em um muro. O acidente aconteceu em uma passagem diferente nos Pireneus.
Evento de ciclismo mais antigo do mundo, o Tour de France acontece até este domingo (18), quando definirá os grandes vencedores da sua 108ª edição.
O atual líder é o esloveno Tadej Pogacar, que também venceu a 18ª etapa (a segunda consecutiva), disputada na última quinta-feira (15). O ciclista ocupa o 1º lugar na classificação geral com 5 minutos e 45 segundos de vantagem.