Funcionários de um supermercado de North Canterbury, região da Ilha Sul da Nova Zelândia, encontraram uma cobra de 20,7 cm dentro de uma caixa de bananas que estavam desempacotando. A mercadoria havia chegado do Equador e o animal já estava morto.
Uma porta-voz do Ministério das Indústrias Primárias (MPI) do país disse que o órgão foi notificado da descoberta em 10 de maio e que uma especialista identificou o réptil como uma Leptodeira ornada, conhecida como cobra olho-de-gato. As informações são do site neozelandês Stuff.
Leia mais
+ Mulher encontra ninho com 18 cobras debaixo de sua cama
+ O que fazer em caso de picada de cobra e como prevenir acidente
+ Dono de cobra vista em piscina durante festa em Goiás é indiciado
A espécie de cobra encontrada no supermercado é levemente venenosa e tem presas traseiras, apesar de não ser conhecida por apresentar perigo aos humanos. No entanto, sua picada pode ser dolorosa.
A cobra olho-de-gato é comum na América do Sul. Segundo a especialista do MPI, essa é uma “espécie estritamente tropical e não seria capaz de sobreviver aos invernos da Nova Zelândia e certamente não poderia se naturalizar aqui”.
Quatro a oito cobras são encontradas na fronteira da Nova Zelândia a cada ano, enquanto mais uma ou duas são encontradas além da divisa. A porta-voz disse que a maioria chega morta, devido ao tratamento de cargas importadas.
“Nosso sistema de biossegurança tem se mostrado muito eficaz em evitar que uma população de cobras se estabeleça na Nova Zelândia”, afirmou.