Na última terça-feira (6) duas casas foram interditadas após terem as estruturas comprometidas por conta do avanço das dunas no bairro Ingleses. Nesta segunda-feira (12) um perito vai até o local para verificar a situação das duas residências.
+ Tempestades de raios matam 38 pessoas em dois estados da Índia
+ Vulcão ativo em Peruíbe? Veja fotos que indicam que sim
+ Pelo menos duas baleias-jubarte morrem presas a redes de pesca em Florianópolis
Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), as residências que estão no local afetado são irregulares, porque se encontram em Área de Preservação Permanente (APP).
“As casas ali que são irregulares já tem processo ambiental em andamento há mais de 10 anos. Já foram autuadas, tem processo e agora o caso corre na Justiça, que vai determinar o futuro das residências”, disse o Floram em nota divulgada.
O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Carlos Rocha Gré, alertou que o fenômeno ocorre por conta do vento, que acaba movendo os grãos de areia. Ele ainda explicou que isso é um “processo natural” e ocorre há 2 mil anos.
“Ocorre dentro do período geológico chamado holoceno, que se iniciou 6 mil anos atrás pelo abaixamento do nível do mar. Expôs áreas marinhas com areia”, contou.