Homem de 112 anos vai ao Guinness como o mais velho do mundo

Emilio Flores Marquéz foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo
Emilio Flores Marquéz foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo

Emilio Flores Márquez, natural de Carolina, Porto Rico, foi anunciado pelo nasceu Guinness World Records como o homem mais velho do mundo aos 112 anos. Nascido em 8 de agosto de 1908, o ex-agricultor de cana de açúcar teve o título anunciado na última semana de junho – há pouco mais de um mês de completar seu 113º aniversário.

O segundo de 11 filhos, Emilio crescia em uma pequena comunidade rural, enquanto trabalhava na roça e cuidava dos irmão menores. Além do plantio e colheita de cana de açúcar, carregava a carga em vagões de trem para transporte, ao lado do pai.

“Eu era o mais velho dos filhos, então fazia de tudo”, disse Márquez ao Guinness World Records. “Trabalhei, cuidei dos meninos, fiz de tudo.”

O trabalho na fazenda seguiu por muito anos e, assim, o homem mais velho do mundo sustentou sua família, sMárquez foi casado com Andrea Perez por 75 anos, até que ela morreu em sua morte 2010. O casal teve quatro filhos, cinco netos e cinco bisnetos. Dois dos filhos de Andre e Emilio ainda estão vivos, e moram com o pai na cidade de Rio Pedras, região da capital San Juan, segundo comunicado divulgado pelo Guinness World Records.

Considerado como um homem “bem de saúde“, Márquez perdeu a maior parte da audição e, aos 101 anos, teve que se submeter a uma cirurgia para implante de um marca-passo. F Ainda assim está forte e saudável.

Conhecido como “Don Millo”, Emilio acredita que o segredo para vier uma vida longa e feliz é “ter amor em abundância e viver a vida sem raiva”, disse.

E completou: “Meu pai me criou com amor, amando a todos. Ele sempre disse a mim e aos meus irmãos para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros.”

Antes de Emílio, o homem reconhecidamente mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records, era Dumitru Comanescu da Romênia. Ele morreu em 27 de junho de 2020, menos de um mês após o recebimento do registro, com 111 anos e 219 dias.

Após a morte do romeno, o livro dos recordes afirmou ter recebido evidências do caso de Emilio Marquéz, nascido três meses antes de Comanescu.

O registro da pessoa mais velha em todo o mundo é da japonesa Kane Takana, de 118 anos. Ela vive em uma casa de repouso em Fukuoka, no Japão, e busca o recorde de pessoa mais velha que já viveu, pertencente, até agora, à francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos.