Depois de um ano, Monte Fuji volta a receber montanhistas

Por Redação

Monte Fuji reabre uma das vias de escalada para a temporada de verão. Imagem: Shutterstock.

Um dos principais cartões-postais do Japão, o Monte Fuji foi reaberto para os escaladores na última quinta-feira (1º) depois de mais de um ano fechado por causa da pandemia de Covid-19.

+ Estátua budista no Japão recebe máscara em ato pelo fim da pandemia
+ Japão reforça controle de saúde após atleta olímpico testar positivo

+ Prêmio de fotografia de escalada tem imagens de tirar o fôlego

Em maio de 2020, o local acabou fechado como forma de prevenção à Covid-19. Foi a primeira vez que este patrimônio mundial da humanidade não foi aberto aos visitantes desde 1960.

Conforme relato do The Japan Times, a mais popular e fácil das quatro vias de escalada do foi reaberta para a temporada de verão nesta quinta.

A rota, conhecida como Fuji Subaru Line, está localizada no lado Yamanashi da montanha. Já os outros três caminhos do lado de Shizuoka estão programados para abrir mais tarde, no sábado, 10 de julho.

O Monte Fuji permanecerá aberto para escaladores até sexta-feira, 10 de setembro. Antes de subir, os visitantes devem preencher um formulário de saúde e fazer uma verificação de temperatura.

O pedágio da Linha Fuji Subaru, uma estrada que vai até o meio do Monte Fuji, e que fica aberta 24 horas em anos normais, encurtou seu horário de funcionamento das 3h às 18h para reduzir o número de escaladores que tentam fazer subidas rápidas durante a noite.

Na quinta-feira, apenas alguns escaladores foram vistos subindo a rota Yoshida enquanto fortes chuvas caíam em grandes áreas do Japão.