Prêmio de fotografia de escalada tem imagens de tirar o fôlego

O Concurso Internacional de Fotografia de Montanha de Donostia-San Sebastian divulgou nesta semana os premiados e a lista dos selecionados.

A maioria são fotografias de escaladas, mas há ainda mountain bike, trekking e cavernas. Além de uma descrição das imagens, os fotógrafos contam detalhes como equipamento usado e dificuldades de registrar o momento.

escalada fotografia
“The X”, de Marcin Ciepielewski

O vencedor foi Marcin Ciepielewski, com a foto de um escalador subindo por uma chaminé em Adrspach, na República Tcheca. Com um jogo de luzes, a imagem retrata o atleta bem no centro de um X.

escalada fotografia
“Moulin”, de Alex Buisse

O segundo lugar ficou com Alex Buisse, com o retrato de Jeff Mercier escalando uma greta profunda no Mar de Gelo, nas encostas do Mont Blanc, na França.

“Lavaredo Gloria”, de Alessandro Cantarelli

O terceiro prêmio foi do espanhol Alessandro Cantarelli, com uma composição maluca de 18 fotos de longa exposição feitas no topo do monte Paterno, na Itália. Ao fundo estão os Três Picos, famosa montanha na região das Dolomitas.

“Eclosión, de Javier Urbón

Nas menções honrosas, Javier Urbón foi selecionado com a foto de uma escalada em chaminé numa formação incrível.

“Maelstrom”, de Lachlan Gardiner

Lachan Garnier foi citado com a foto de escaladores na Tasmânia subindo uma via 6a com o mar na base.

escalada fotografia
“Magic Flute”, de Klaus Fengler

O fotógrafo Klaus Fengler também foi mencionado pelo registro da dificílima rota Magic Flute, uma escalada em cascata de gelo, em Vallunga, no norte da Itália.