Trekking: Como planejar um dia de trilha

Por Blair Braverman, da Outside USA

Trekking: Como planejar um dia de trilha
Imagem: Christopher Burns/Unsplash

Caminhar na natureza é uma das maneiras mais acessíveis, baratas e fáceis para iniciantes no trekking se divertirem ao ar livre. Um dia de trilha é simplesmente uma caminhada que pode começar e terminar no mesmo dia. Pode ser uma volta de 20 minutos depois do trabalho, um passeio exaustivo do amanhecer ao anoitecer ou qualquer coisa parecida. E se você nunca se considerou um fã do ar livre, mas está curioso sobre como começar, existem algumas maneiras melhores de planejar o seu dia de trilha e começar a explorar.

Leia mais

+ Dicas de trilhas imperdíveis para a temporada de trekking

+ Montanhismo: Qual é a travessia mais difícil do Brasil?

Veja algumas dicas de como planejar um dia de trilha:

1) Encontre uma trilha

Antes de começar a pesquisar e planejar a sua trilha, pense (ou anote) a sensação geral que você espera ter do dia. Você prefere uma caminhada suave ou um treino intenso? Você é alguém que prefere ter um destino ou objetivo – como uma cachoeira ou um ótimo ponto de vista – ou prefere aproveitar o processo? Você quer levar amigos? Um cachorro? Se há algo sobre caminhadas que o deixa nervoso, você também pode anotar isso.

Agora você está pronto para encontrar algumas opções de trilhas locais. Você pode pesquisar no Google “trilha de caminhada [sua cidade]”. Escolha uma distância de trilha que você sabe que está dentro da sua zona de conforto atlético e lembre-se de que caminhar em superfícies irregulares é mais cansativo do que andar em estradas ou esteira. Em caso de dúvida, escolha uma trilha mais curta e mais fácil – ou planeje fazer uma caminhada parcial e depois volte.

Você não precisa se desafiar de várias maneiras ao mesmo tempo, e suas primeiras caminhadas não são o momento de testar o quanto você consegue andar em um dia. Você sempre pode tentar trilhas mais longas ou mais íngremes em outro momento, se quiser.

2) Prepare-se com antecedência

As caminhadas de um dia podem ser bastante espontâneas – não há muito o que fazer antes do tempo. Mas é sempre bom verificar o clima e planejar adequadamente. Se a trilha de sua escolha tem uma descrição escrita (ou mapa), imprima ou faça uma captura de tela em seu celular; você pode não ter sinal enquanto estiver lá. E sempre diga a alguém para onde você está indo e quando espera voltar, por segurança.

3) O que vestir

Suas roupas não precisam ser extravagantes, apenas confortáveis ​​- para esses fins, uma camiseta velha é tão boa quanto um top ultraleve de secagem rápida. Prepare-se para aquecer assim que começar a se mover e planeje remover as camadas de roupas com o passar do tempo. É melhor usar um moletom sobre um top do que uma única camisa de manga comprida. Da mesma forma, pode ficar mais frio ou com mais ventos enquanto você está no local da trilha – especialmente se você estiver subindo uma colina – então amarre uma camada extra em volta da cintura se você começar com uma camiseta.

Botas de caminhada são ótimas se você quiser suporte extra para o tornozelo ou se você sabe que vai percorrer um terreno solto e esfarelado, mas para a maioria das trilhas, tênis – ou até mesmo sandálias boas de apoio com alças ajustáveis ​​- funcionam bem.

E passe protetor solar!

4) O que levar

Há uma grande diferença entre o equipamento que você pode levar para as trilhas e o equipamento que você deve levar por segurança. Para uma caminhada mais curta, do tipo que pode ser concluída em uma ou duas horas, você não não precisa de muito. Mas não importa a distância, você definitivamente vai querer uma garrafa d’água, além de um lanche.

Depois de beber metade da água, é hora de dar meia volta e retornar, mesmo que você esteja perto de seu destino. É sempre melhor terminar uma caminhada querendo mais do que ir longe demais.

5) Etiqueta de caminhada

A etiqueta de caminhada, por assim dizer, resume-se principalmente em deixar a natureza como você a encontrou e não ser um idiota. Se você tem um cachorro, recolha seu cocô e mantenha-o preso perto de outras pessoas, mesmo que as coleiras não sejam necessárias na sua trilha.

Não ouça música sem fones de ouvido, não deixe lixo no caminho e aprecie as flores tirando fotos em vez de colhê-las. Ficar na trilha, em vez de vagar ou tomar atalhos, ajudará a proteger o ambiente ao seu redor para que todos possam apreciá-lo.

6) E quanto aos animais selvagens?

Se você tiver a sorte de ver um animal selvagem, mantenha distância, afaste-se lentamente e lembre-se de que eles também estão tentando te evitar. Se você estiver caminhando com outra pessoa, falando ou fazendo barulho, os animais provavelmente vão fugir muito antes de você alcançá-los.

7) E quanto à segurança em relação a outras pessoas?

Estar na floresta é especialmente vulnerável, especialmente se você não for homem. Eu conheço muitas mulheres em particular que encontraram grande poder em caminhadas sozinhas, mas isso não é necessariamente algo para tentar em suas primeiras caminhadas, antes de você estar totalmente confiante e confortável.

Lembre-se: você não precisa se desafiar de várias maneiras ao mesmo tempo. Se você se preocupa com outras pessoas, traga um amigo, e/ou opte por trilhas perto da cidade para ter sinal de celular.

8) Divirta-se!

Esta é a instrução mais cafona, mas é verdade! Você está fazendo isso por você – não por ninguém que possa estar assistindo. Caminhe a uma velocidade que faça você se sentir bem. Se você estiver cansado, desacelere ou sente-se e faça uma pausa. (Não existe caminhada muito lenta. É literalmente impossível.)

Existem milhões de maneiras de fazer a caminhada ser sua. Traga um caderno de rascunhos e faça desenhos ao longo do caminho ou fotografe plantas interessantes. Procure na livraria local ou loja ao ar livre por guias naturais da região e divirta-se identificando algumas flores, árvores ou pássaros cada vez que sair.

Você pode se esforçar para percorrer distâncias maiores ou pode fazer a mesma viagem todas as vezes. Não há hierarquia de caminhadas, nem caminhadas que são mais ou menos legítimas.

Agora que aprendeu a planejar um dia de trilha, vamos para a natureza?