Tudo o que você precisa saber antes de comprar um seguro de viagem

Por Janna Irons*

Existem três tipos principais de seguro específico para viagens: O cancelamento ou interrupção da viagem irá reembolsá-lo se suas férias forem canceladas ou interrompidas devido a problemas inesperados de saúde ou transporte. O seguro médico cobre emergências, acidentes e, muitas vezes, evacuações fora do seu país de origem. Então, há seguro de evacuação, que paga apenas para levá-lo ao hospital mais próximo ou ao país de origem, se necessário.

+ 5 filmes sobre viagem para inspirar o seu próximo roteiro

+ Como prevenir bolhas no pé durante a trilha

+ Governo do Nepal promete combate a indústria de resgates falsos

As taxas variam de acordo com a duração da viagem, o nível de cobertura, a franquia e a empresa que você escolher. O seguro de cancelamento geralmente é executado entre 4 e 10 por cento do custo total da viagem, mas vale a pena notar que muitas empresas oferecem pacotes com todos os três tipos de seguro por praticamente o mesmo custo de proteção contra cancelamento.

Se você precisar apenas de seguro médico de viagem, espere gastar entre US $ 40 e US $ 80 por viagem. O seguro de evacuação custa entre US $ 45 e US $ 68 por viagem, ou US $ 200 por ano para aventureiros que abandonam o avião.

Agora que o custo está fora do caminho, a questão permanece: quando você precisa de seguro? Considere o seguinte para ajudá-lo a decidir.

Seu cartão de crédito já oferece todos ou alguns desses benefícios? Muitos fazem. Por exemplo, o cartão Chase Sapphire Preferred oferece reembolso de até US$ 10.000 se seus planos forem cancelados ou interrompidos por doença, mau tempo e outras causas.

Ele também irá compensar você por perda de bagagem e atrasos de viagem e inclui cobertura de morte acidental ou desmembramento de até US$ 500.000.

É uma viagem doméstica? Se assim for, o seguro de saúde regular geralmente cobre problemas médicos inesperados. Se você estiver viajando internacionalmente, no entanto, muitos planos de seguro de saúde regulares não cobrirão você, portanto, verifique se você está protegido.

Quanto você está gastando? Se você está em um orçamento, sua maior despesa é geralmente a passagem de avião, então provavelmente você pode fazer isso sem proteção de cancelamento, já que a maioria das companhias aéreas permitirá que você cancele um bilhete e aplique o custo da passagem a outro dentro de um ano. Então de novo…

Quanto você gosta de arriscar? Com toda a probabilidade, sua viagem acontecerá sem problemas. Você não será atropelado por um ônibus, um tufão não exigirá uma evacuação do seu bangalô à beira-mar e um ataque surpresa de apendicite não exigirá que você seja resgatado de uma ilha deserta.

Nesse caso, o dinheiro da cobertura significa um pouco mais de dinheiro para coquetéis à beira-mar. Mas se o desastre acontecer, você poderá gastar milhares de dólares. Então a questão permanece: Com que risco você pode viver?

Se você respondeu pouco a nenhum, não se apresse para comprar todo e qualquer plano que você pode obter em suas mãos. Uma abordagem criteriosa adaptada à sua viagem pode proporcionar toda a proteção que você precisa sem quebrar sua conta bancária.

As famílias que planejam uma viagem doméstica podem se beneficiar do seguro de cancelamento. Se você está comprando passagens de avião e hospedagem para uma família de cinco pessoas no Florida Keys em setembro (altura da temporada de furacões) ou Chicago em janeiro, quando uma nevasca pode fechar as passarelas no O’Hare, o alto custo e risco de o mau tempo faz com que um desses planos seja uma escolha inteligente. Uma boa opção é o plano Travelex Select, que oferece cobertura para crianças menores de 17 anos sem custo adicional.

Se você planeja assumir empreendimentos de alto risco como esquiar picos sul-americanos ou surfar em recifes indonésios, os planos de seguro médico e de evacuação não são essenciais. No mínimo, eles vão dar a sua família paz de espírito. O Seguro Médico Patriot Travel com o plano Adventure Sports Rider da IMG oferece cobertura internacional para uma ampla gama de esportes, como escalada, caving (exploração de cavernas) e mergulho.

Se você está gastando uma boa quantia de dinheiro em uma aventura internacional, pode ser sábio conseguir um pacote. Além da proteção contra cancelamento, assistência médica e resgate, a maioria dos planos inclui também a bagagem perdida e a cobertura de aluguel de carros, assistência para viagem e muito mais.

Nós gostamos dos planos AIG Travel Guard Gold ou Silver, que reembolsam 100% do custo da sua viagem se forem cancelados. As principais diferenças entre as duas opções são a franquia, o valor da indenização por atrasos e despesas médicas e a cobertura de conexões perdidas.

Não importa quais planos você esteja pensando, não deixe de ler todas as letras miúdas. Por exemplo, algumas políticas se tornam inválidas se ocorrer um acidente ou emergência médica enquanto você estiver sob a influência de álcool ou drogas.

Se a causa for médica, certifique-se de obter uma nota médica imediatamente. Por todas as outras razões, obtenha a documentação que puder, o mais rapidamente possível, para garantir um reembolso total.

Um último conselho: se você está propenso a mudar de ideia ou se sua programação está em fluxo, procure por atualizações de seguro. Por apenas alguns dólares a mais, você pode adicionar benefícios como reembolso por cancelamentos causados ​​por trabalho ou por outros motivos de última hora.

*Texto publicado originalmente na Outside USA.