Ele conseguiu! De 1º de março a 8 de junho de 2021, o atleta canadense James Lawrence fez um Ironman por dia. Todo santo dia, 3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42,195 km de corrida. Ontem ele completou; hoje, mais um, só para fazer graça. Não que ele esteja descansadíssimo: ele tem fitas contra lesões nas canelas, a pele vermelha e queimada de sol, e sua “corrida” é mais uma caminhada rápida.
+ UTMB e Ironman anunciam parceria em circuito inovador de trail running
+ Triatleta com 3 Ironman no currículo morre de Covid-19
+ Mundial de Ironman é cancelado por causa da pandemia
James Lawrence é de Calgary, Alberta, no Canadá. Quando mais novo, ele praticava luta, mas foi nas provas de resistência que ele se achou, como uma válvula de escape da rotina agitada da sua vida corporativa. Em 2008, ele passou a focar exclusivamente no triathlon e quebrou dois recordes mundiais em três anos.
Em 2015, James completou 50 triathlons na distância Full Ironman, em 50 dias, em cada um dos 50 Estados Unidos. Este ano, ele resolveu dobrar a meta: o projeto Conquer One Hundred. O desafio está tendo o apoio da Operação Underground Railroad, a. O.U.R., para arrecadar dinheiro para a causa contra o tráfico humano.
James Lawrence é um superatleta que já bateu vários recordes. Agora, aos 45 anos, a rotina desses 100 dias (101 hoje, para sermos mais precisos) começa às 5h30 da manhã, e termina às 7h30 da noite.
O primeiro recorde já estava no de recordes do Guinness, mas foi pouco para um cara que quer tentar “redefir o impossível”, em suas próprias palavras. Dessa vez, os 100 Ironmans foram feitos na cidade ou nos arredores de Utah, nos EUA, onde ele mora. Ao final dos 226 km, James ainda vai cuidar das lesões e da recuperação para poder dar conta do dia seguinte.
Uma das partes mais bacanas do desafio foi a mobilização que gerou. Sempre tem alguém correndo ou pedalando com James, e a família toda se envolveu. São 17 pessoas envolvidas diariamente no projeto. Obviamente, a rotina é repleta de bolhas, unhas caídas, torções e outros probleminhas. Nada que pare o Ironman.