A revista The Economist divulgou na quarta-feira (8) seu estudo anual com as piores cidades do mundo para se viver. Os critérios para a lista são estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura.
A cidade de Damasco, na Síria, ficou mais uma vez com o número 1 no ranking de piores cidades do mundo para se viver, com o país ainda em Guerra Civil. Em seguida na lista está Lagos, na Nigéria, Porto Moresby, na Papua Nova Guiné, e Dhaka, em Bangladesh. As posições foram quase as mesmas da última lista, divulgada em 2019. (Em 2020 a revista não realizou o estudo.)
Leia mais
+ As melhores cidades do mundo para se viver em 2021; Covid impactou o ranking
+ Os lugares mais estranhos em que as pessoas foram colocadas em quarentena
Essas cidades tiveram um desempenho ruim no ranking ao longo dos anos devido à instabilidade causada por confrontos civis e conflitos militares em andamento, entre outros problemas.
De acordo com o relatório da revista, as condições dessas cidades pioraram ainda mais no último ano, especialmente no que diz respeito à saúde, devido à Covid-19. Embora algumas implementações de vacinação tenham sido bem-sucedidas e a redução das restrições em vários países tenham gerado esperanças, a pandemia continua crescendo em muitos países, como a Índia.
“As condições nas cidades mais pobres devem piorar ainda mais, caso esses lugares não recebam as vacinas de que precisam para evitar a disseminação de novas variantes da Covid-19”, informa o relatório. “Os sistemas de saúde fracos podem ficar sob maior pressão, como aconteceu na Índia.”
“O ritmo de recuperação da qualidade de vida na maioria das regiões será determinado pela eficácia com que os riscos à saúde da pandemia podem ser controlados, por meio de uma combinação de vacinação, testes, rastreamento e medidas de quarentena.”
A pontuação média global de habitabilidade geral caiu sete pontos quando comparada com os números anteriores à pandemia.
Confira as 10 cidades menos habitáveis do mundo em 2021, segundo o Economist Intelligence Unit:
1. Damasco, Síria
2. Lagos, Nigéria
3. Porto Moresby, Papua-Nova Guiné
4. Dhaka, Bangladesh
5. Argel, Argélia
6. Trípoli, Líbia
7. Carachi, Paquistão
8. Harare, Zimbaué
9. Duala, Camarões
10. Caracas, Venezuela