Meteoro é visto no céu do Rio Grande do Sul

meteoro é registrado em vídeo no céu de RS
Imagem: Carlos Jung/Observatório Heller & Jung

Na quinta-feira foi registrado através do Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) e o observatório Heller & Jung um meteoro no céu do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O meteoro caiu e explodiu, reluzindo um grande brilho.

+ Meteoro explode em Minas Geais e assusta moradores; veja as imagens

+ Um voo de wingsuit que mais parece um meteoro em Los Angeles; veja o vídeo

+ Vento derruba Estátua da Liberdade de loja da Havan; veja vídeo

De acordo com relatos enviados à Bramon, através das redes sociais e da ferramenta de reporte, em algumas regiões o brilho foi tão intenso que a noite parecia ter virado dia. Segundo informações, o bólio – nome dado a meteoros que explodem com muito brilho – atingiu a magnitude -12.5, que se assemelha ao brilho de uma lua cheia.

O momento foi registrado por câmeras do Observatório Heller & Jung, e é possível ver o brilho do meteoro no momento em que ele explode.

O Observatório Bramon informou que o meteoro atingiu a atmosfera em ângulo de 57,3° em relação ao solo, e começou a brilhar a 75,9km de altitude, 28 de km a leste de Balneário Pinhal (RS). Sua velocidade seguiu a 58,9 mil km/h na direção noroeste e desapareceu a 27 km de altitude, a 4km da costa de Tramandaí (RS).

O Bramon informou que o meteoro foi resultado de um fragmento de rocha espacial, de media aproximadamente 25cm e tinha 33kg de massa, e grande parte foi vaporizado enquanto passava pela atmosfera. No entanto, mais ou menos 10% da massa resistiu e chegou ao solo de Tramandaí (RS).

Notícia do Uol.