O objeto do aeroporto que mais abriga germes vai te surpreender

O lugar mais cheio de germes em um aeroporto não é o banheiro, mas, acredite, a área de segurança.

Pesquisadores da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia (THL) descobriram que bandejas de plástico usadas nos postos de controle de segurança dos aeroportos contam com o mais alto nível de vírus nos aeroportos.

O estudo, publicado na revista BMC Infectious Diseases, foi realizado no aeroporto de Helsinki-Vantaa, na Finlândia.

Os cientistas analisaram uma variedade de superfícies para saber quais vírus permanecem em locais frequentemente tocados no aeroporto.

Os resultados encontraram provas de vírus em 10 por cento das superfícies das bandejas de segurança. Vírus também foram encontrados em terminais de pagamento, corrimão de escadas e balcões de verificação de passaportes. O estudo descobriu que nenhum vírus respiratório foi encontrado em superfícies de banheiros.

De acordo com os pesquisadores, a proposta do estudo é aumentar a conscientização sobre como os vírus se espalham em locais públicos.

“As novas descobertas apoiam o planejamento de prontidão para controlar a disseminação de doenças infecciosas sérias em aeroportos”, disse Niina Ikonen, especialista em virologia do THL da Finlândia, em um comunicado.

Pesquisadores dizem que o rinovírus, que causa o resfriado comum, foi o vírus mais comum encontrado. No entanto, o estudo também detectou o vírus da influenza A.

A orientação dos especialistas é lavar as mãos e tossir em lenços ou lenços para prevenir a propagação de vírus.