Um novo bairro planejado no subúrbio fora de Hamburgo, na Alemanha, tem uma nova proposta de mobilidade urbana: tirar os carros das ruas. Os moradores poderão dirigir, mas não será possível estacionar nas vias públicas, conta a Fast Company. Assim, a maioria das pessoas provavelmente optará por nem usar automóveis.
O novo bairro contará com 7.000 casas e 5.000 escritórios no que atualmente são terras agrícolas. A área fica próxima a uma estação de trem que leva passageiros ao centro de Hamburgo em menos de 15 minutos.
“Não é um bairro sem carros, mas é uma rua sem estacionamento”, disse Darius Reznek, sócio-gerente da Karres en Brands, empresa de design holandesa que está trabalhando com a companhia dinamarquesa Adept no projeto, à Fast Company. “Portanto, não haverá carros estacionados na rua. Basicamente, não queremos que os carros definam a aparência das ruas. Queremos respeitar os pedestres e o espaço público, e não deixá-los entupidos de estacionamento.”
Leia mais
+ Pequena cidade da Alemanha não teve nenhum caso de Covid
+ A pandemia pode fortalecer o uso de bicicletas e menos carros?
Existem construções mais antigas na área, feitas na década de 1970, mas são apenas residenciais. A ideia do novo bairro é construir também escolas, lojas e escritórios onde os residentes podem ir a pé ou de bicicleta em poucos minutos.
Um ‘círculo verde’ em forma de parque será construído ao redor da vizinhança. “As ruas se tornam muito mais recreativas e são usadas como uma espécie de sala de estar compartilhada [em vez] de apenas dar lugar a carros”, diz Martin Laursen, sócio fundador da Adept.
As pessoas que optarem por continuar dirigindo poderão usar estacionamentos da região, que terão espaços térreos com outras funções, desde academias a hortas urbanas. Mas a distância até essas garagens será grande e, na maioria dos casos, será mais fácil evitar os carros nesse subúrbio da Alemanha.
Bairro sustentável
Já foi dito também que a área será neutra em termos de energia e, quando o desenvolvimento começar em alguns anos, os edifícios usarão a melhor tecnologia disponível na época.
Sistema de canais, telhados verdes e outros espaços verdes que podem absorver água para proteger os edifícios quando chover serão feitos, por se tratar de uma área propensa a inundações.
A expectativa é que o empreendimento seja inaugurado em apenas quatro anos, em 2025. Mas todo o projeto não deve ficar pronto antes de 2040. Nessa época, é possível que os moradores do bairro já estejam usando carros elétricos.
Mas o plano urbano das empresas vai além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é mostrar como o espaço público das ruas pode ser usado de forma diferente.
Reznek diz que carros não são necessariamente uma coisa ruim. “Eles apenas determinaram, um pouco demais, a aparência de nossos bairros nas últimas décadas, e queríamos mudar isso.”Quais são os carros alemães?