Pesquisadores do Centro de Nutracêutica da Universidade de Westminster acreditam que podem ter encontrado uma maneira de dar às pessoas um impulso para correr mais rápido simplesmente mudando a cor de suas bebidas. Parece brincadeira, mas bebidas cor-de-rosa podem enganar nosso cérebro para que ele vá mais rápido.
Leia também
+ É melhor correr mais rápido ou correr mais distâncias?
+ Como fazer isotônico caseiro
Conforme estudo publicado no Frontiers in Nutrition, a equipe tinha dez voluntários saudáveis e habitualmente ativos fazendo três corridas, um teste experimental e, em seguida, duas corridas de 30 minutos. No julgamento, eles assistiram a uma apresentação sobre os benefícios de molhar a boca com uma bebida doce.
Durante cada corrida, os participantes tiveram que enxaguar a boca com uma bebida de baixa caloria adoçada artificialmente de cor clara ou rosa. Cada participante foi capaz de selecionar seu próprio ritmo e apenas foi solicitado a mantê-lo em um nível relativamente difícil.
A maioria dos participantes mostrou uma melhora quando usou a bebida rosa e pôde correr mais distâncias enquanto sua velocidade teve uma melhora de 4,4%. Dado o pequeno número de participantes, há uma grande incerteza de 5,1%, o que significa que nenhuma grande conclusão pode ser tirada com base nessas descobertas. No entanto, parece que alguns participantes se beneficiaram muito com a bebida rosa e outros nem tanto. A maioria também relatou que gostou mais da corrida após a bebida rosa.
A piada é que não houve realce físico na bebida rosa em comparação com a clara. As duas bebidas eram exatamente iguais; a única diferença era que um tinha um corante alimentar dissolvido nele. O trabalho faz parte de uma investigação de como as cores podem ter efeitos benéficos no desempenho esportivo.
“A influência da cor no desempenho atlético recebeu interesse anteriormente, desde seu efeito no uniforme de um esportista até seu impacto na testosterona e na força muscular. Da mesma forma, o papel da cor na gastronomia tem recebido amplo interesse, com pesquisas publicadas sobre como pistas visuais ou cores podem afetar a percepção subsequente do sabor ao comer e beber ”, disse o autor correspondente, Dr. Sanjoy Deb.
“As descobertas do nosso estudo combinam a arte da gastronomia com a nutrição de desempenho, pois adicionar um corante rosa a uma solução adoçada artificialmente não só aumentou a percepção de doçura, mas também aumentou a sensação de prazer, velocidade de corrida auto-selecionada e distância percorrida durante corre.”
A equipe acredita que o desempenho aprimorado se deve a um possível efeito placebo. Se as pessoas pensam que rosa é igual a mais doce, elas podem pensar que estão recebendo mais açúcar. E mais açúcares significam mais energia e mais energia significa uma corrida mais fácil.
Obviamente, são necessárias mais pesquisas para confirmar as descobertas e descobrir os mecanismos por trás do efeito relatado.