O Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos (NPS) está buscando voluntários para matar bisões no Grand Canyon, parque do estado do Arizona, a fim de controlar a superpopulação desses animais. Em apenas dois dias, 45 mil pessoas se inscreveram para a medida.
Segundo a BBC, o NPS busca 12 “voluntários qualificados” para reduzir o rebanho de bisões, também conhecidos como búfalos nos Estados Unidos, que cresceu o suficiente para causar danos ambientais.
O evento não está sendo classificado como “caça”, pois a caça é proibida nos parques nacionais dos Estados Unidos. Alguns ambientalistas já alertaram que, mesmo assim, a medida pode abrir um precedente perigoso.
Leia mais
+ Turistas sofrem ataque de leão na Namíbia
+ Casal morre após pular em cachoeira para fugir de ataque de abelhas
As inscrições foram abertas no dia 03/05 e foram fechadas dois dias depois, com 45.040 candidatos.
Na primeira etapa, 25 inscritos serão selecionadas para passar por uma avaliação das autoridades do parque com base em suas habilidades, incluindo tiro ao alvo. No fim, 12 pessoas vão matar os bisões em uma área do Grand Canyon conhecida como North Rim.
O NPR autorizou que os voluntários levem uma equipe de apoio para o local. E, apesar de um bisão poder pesar mais de 900 kg, os atiradores deverão carregar as carcaças a pé, sem transportes motorizados ou animais de carga.
Superpopulação de bisões
Autoridades disseram que o programa de abate dos animais é necessário depois que o rebanho cresceu rapidamente para 600 bisões nos últimos anos. O NPS espera reduzir o rebanho da região de North Rim para cerca de 200 bisões.
O objetivo é reduzir a destruição de sítios arqueológicos nativos americanos, a erosão do solo e a contaminação da água.