Assim como a caminhada, pedalar é uma das atividades físicas mais democráticas. E para nossa sorte, a lista dos benefícios de pedalar é longa. Quase todo mundo consegue andar de bicicleta, mesmo tendo “joelho ruim” ou “problema de quadril”. Nem que seja devagar, ou distâncias curtas como meia horinha, ainda que esteja sedentário e retomando aos poucos. O ciclismo regular ou diário previne o ganho de peso (e aumenta a perda de gordura), combate a depressão e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Leia também
+ Estou grávida, posso andar de bicicleta?
+ Como achar uma boa bike usada
Esses são alguns dos benefícios de pedalar mais óbvios, mas o ciclismo também oferece muitos outros benefícios exclusivos para a saúde que devem deixá-lo ainda mais motivado para pedalar. Aqui estão apenas alguns.
Queima de gordura
Se você está procurando uma solução rápida para perder peso, isso não existe. Mas, pedalando diariamente, você pode perder peso, de forma constante e sustentável. Mesmo em um ritmo recreativo, o ciclismo provoca mudanças metabólicas e fisiológicas que o transformam em um queimador de gordura e carboidrato altamente eficiente durante todo o dia. Pedalar ajudam, mas é claro que o emagrecimento depende também de uma alimentação equilibrada.
Andar de bicicleta estimula seu corpo a continuar queimando gordura e calorias por horas depois de ter pedalado. Enquanto você está andando, sua atividade LPL (lipoproteína lipase, uma enzima de transporte de gordura) sobe e permanece elevada por 30 horas inteiras depois que você para de andar. Após um passeio, seu corpo ainda está acelerado, trabalhando para reabastecer e, se você fez força na bike naquele dia, reparar seus músculos. À medida que você fica mais em forma e mais forte, sua taxa metabólica basal (TMB), ou seja, as calorias que você queima apenas vivendo, aumenta. Fazer apenas 30 a 45 minutos de exercícios na maioria dos dias da semana pode aumentar sua TMB e mantê-la na posição elevada permanentemente.
O resultado final é a perda de gordura. A melhor parte: a tendência é mandar embora primeiro aquela que mais faz mal à saúde. Em um estudo com 24 homens e mulheres com diabetes, aqueles que pedalaram 45 minutos três vezes por semana durante 8 semanas diminuíram sua gordura visceral (a gordura abdominal profunda) em impressionantes 48%.
Melhor saúde cardíaca
Andar de bicicleta é uma atividade cardiovascular, então nem é preciso dizer que torna o coração mais forte e saudável. Pedalar também torna seu músculo esquelético mais sensível à insulina, para que você seja mais capaz de controlar seu nível de açúcar no sangue – algo que os cientistas agora sabem que é essencial para limpar as artérias e manter o coração saudável. O impacto geral de proteção que o ciclismo tem sobre o seu coração é bastante impressionante.
A Associação Médica Britânica relata que andar de bicicleta apenas 30 km por semana reduz o risco de doença coronariana pela metade em comparação com permanecer sedentário.
Cérebro mais saudável
Os neurocientistas dizem que o exercício é um milagre para o cérebro porque é um poderoso estimulante de construção de neurônios, que funciona incrivelmente rápido. Exercícios que aumentam a frequência cardíaca, como andar de bicicleta, aumentam drasticamente a produção de óxido nítrico (um potente vasodilatador) e neurotrofinas (fatores de crescimento), como fator neurotrófico derivado do cérebro e uma proteína que promove a divisão de células-tronco e formação de células neurais.
Então, entre os benefícios de pedalar, conte que o ciclismo vai melhorar sua memória, sua capacidade de concentração, vai deixar seu pensamento e raciocínio mais fluidos e ajudar na resolução de problemas. Toda essa construção da saúde do cérebro também protege você do declínio cognitivo relacionado à idade e da doença de Alzheimer e outras demências.
Sono de melhor qualidade
Dormir é fundamental. Sem dormir o suficiente, seus níveis hormonais (especialmente hormônios do estresse) ficam fora de controle, e você tem mais probabilidade de comer demais e ganhar peso, além de ter mais transtornos de humor e imunidade reduzida. Em um dos estudos mais marcantes sobre o assunto, os hábitos de sono e as tendências do peso corporal de 68.000 mulheres foram estudados ao longo de um período de 16 anos. Os pesquisadores descobriram que aquelas que dormiam apenas 5 horas por noite tinham 32% mais probabilidade de ganhar 15 kg ou mais durante o estudo em comparação com as que dormiam 7 horas por noite.
Exercícios aeróbicos regulares, como andar de bicicleta, promovem um sono de qualidade, mesmo entre aqueles que lutam para dormir. Em um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, as pessoas anteriormente sedentárias de insônia que começaram a pedalar apenas 20 a 30 minutos em dias alternados reduziram pela metade o tempo necessário para adormecer e aumentaram o tempo total de sono em quase uma hora.
Bom humor e menos estresse
Você raramente vê alguém terminar um pedal mal-humorado. Ao contrário, eles geralmente estão sorrindo de orelha a orelha. Andar de bicicleta levanta seu ânimo – quase imediatamente. Em um estudo da Bowling Green State University, os pesquisadores descobriram que apenas 10 minutos de ciclismo melhoraram o humor em um grupo de voluntários em comparação com seus colegas que apenas relaxaram pelo mesmo período de tempo.
Sem dúvida, parte da magia do humor do ciclismo resulta de seus efeitos desestressantes. Pedalar uma bicicleta leva embora o excesso de adrenalina que você acumulou durante as reuniões com o chefe e os aborrecimentos do dia; também retarda a produção do hormônio do estresse cortisol, que tem sido associado ao ganho de peso. Andar de bicicleta também aumenta a produção de hormônios do bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Para algumas pessoas, pode funcionar tão bem quanto os antidepressivos. Melhor ainda, a pesquisa mostra que, ao fazer exercícios regulares vigorosos, você tem menos probabilidade de desenvolver transtornos de ansiedade e depressão.