O vilarejo de Lieg, de 400 habitantes e localizado no estado da Renânia-Palatinado, no oeste da Alemanha, não registrou nenhum caso de Covid-19 desde o início da pandemia. O povoado vai totalmente contra todo o resto do país, que já teve 3,5 milhões de pessoas infectadas e precisou recorrer ao lockdown.
Heinz Zilles, o prefeito local, mostrou-se tão surpreso quanto todas as pessoas, segundo a emissora alemã Deutsche Welle. “Tivemos uma sorte inacreditável até agora. Claro, não há garantias, mas talvez, em algum lugar lá no céu, haja um anjo da guarda cuidando de nós”, disse Zilles.
Leia também:
+ Covid chega ao Everest e preocupa montanhistas
+ Coronavírus: é possível viajar na pandemia?
Quando a notícia do vilarejo da Alemanha foi divulgada, o prefeito recebeu inúmeras ligações da imprensa. Todos queriam saber sobre o que ficou conhecido como o ‘milagre de Lieg’. Zilles contou que existe um espírito comunitário no local, e que muitas pessoas são envolvidas em trabalho voluntário e estão sempre dispostas a ajudar.
O que foi feito
Um exemplo do espírito comunitário que o prefeito citou foi a criação de um serviço de compras “de jovens para idosos” durante a pandemia, por iniciativa população mais nova do vilarejo. Dessa forma, as pessoas mais velhas não precisaram ficar expostas ao vírus para fazer as atividades essenciais. Zilles também citou que os pais dos estudantes arrecadaram dinheiro para comprar filtros de ar para a escola de Lieg.
Outro fator que levou o local a não ter nenhuma infecção do vírus foi o fato do vilarejo alemão não ter sequer um negacionista da Covid-19. Mesmo sem nenhuma incidência do novo coronavírus, a população de Lieg aderiu às regras sanitárias e foi disciplinada. “As pessoas aceitam que estamos lidando com uma pandemia mundial com consequências muito grandes”, contou o prefeito.
As restrições para evitar a infecção do vírus continua, mesmo após mais de um ano de pandemia sem o registro de casos. O aluguel de apartamentos para turistas, por exemplo, ainda não é permitido.
Centro de testes
Desde a última semana, em toda tarde de sábado o centro comunitário Hunsrück Hall é transformado em um local de testes de Covid para os residentes de Lieg. A iniciativa foi da unidade de bombeiros voluntários, sob a liderança do bombeiro chefe Daniel Platten.
No dia em que o centro foi inaugurado, 80 pessoas fizeram o teste e tiveram o resultado em apenas alguns minutos. Todos os testes deram negativo.