Uma clássica árvore natalina é cheia de enfeites, luzes e brilho, certo? Mas uma mulher na Austrália encontrou algo novo e curioso em sua casa: um coala em sua árvore de Natal.

Na última quarta-feira (2), quando voltou para casa por volta das 18h, Amanda McCormick descobriu uma fêmea de coala agarrada à árvore de plástico que enfeita a sala. Surpresa com o visitante incomum, ela, que mora em Coromandel Valley, perto de Adelaide, no sul da Austrália, ligou para a organização local de resgate de coalas 1300Koalaz.

“A atendente a princípio pensou que havia sido vítima de uma trote”, escreveu a organização em um post no Facebook. “Mas não, um coala desesperado para entrar no espírito do Natal entrou na casa de Amanda McCormick e decidiu que queria ser a fada da árvore de Natal.”

Leia Mais: Coalas feridos nos incêndios florestais na Austrália voltam à natureza
Homem retira no braço jacaré que invadiu piscina de casa

Dee Hearne-Hellon, cofundadora do 1300Koalaz, disse à CNN que não é incomum que coalas entrem em casa, mas não é uma ocorrência diária.

“O coala era uma fêmea jovem e saudável e foi solto na frente da casa, que é uma área realmente adorável para coalas se eles tiverem que viver entre nós”, disse Dee.

A equipe comemorou a remoção bem-sucedida no Facebook. No entanto, a especialista alertou contra tentar mover os coalas sozinho.

“(A) melhor coisa a fazer é deixá-los sozinhos, pois podem ficar agressivos e você deve ligar para 1300koalaz para removê-los”, disse. “Por mais fofos que pareçam, têm garras muito longas e dentes muito afiados.”

Coalas são um dos animais mais famosos da Austrália, mas as populações estão sob ameaça crescente devido ao impacto dos humanos. Incêndios florestais, destruição do habitat, colisões de veículos e ataques de cães – todos os quais ferem coalas – têm piorado na última década.

Isso levou ao declínio da população de espécies e aumento de doenças entre os coalas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista acadêmica PLOS ONE no final de outubro.