Em um ano em que ficar dentro de casa foi a grande orientação dos órgãos de saúde, sair para se exercitar pode parecer menos atraente. Mas um novo estudo descobriu que até mesmo poucos minutos de exercício pode fazer uma grande diferença na sua saúde.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Circulation, curtos períodos de exercício podem melhorar a saúde significativamente, alterando o nível de metabólitos do corpo. O artigo descreve como apenas 12 minutos de cardio intenso podem alterar mais de 80% dos metabólitos circulantes. Isto significa que pode influenciar a saúde cardiometabólica e cardiovascular de uma pessoa a longo prazo.
Leia Mais: Dois minutos de exercícios já melhoram atividade do cérebro, diz estudo
Dormir ou fazer exercício: qual é mais importante?
O estudo avaliou os níveis de 588 metabólitos circulantes em 411 homens e mulheres de meia-idade antes e imediatamente após fazerem 12 minutos de exercícios vigorosos. Seus resultados mostraram mudanças favoráveis em vários metabólitos conhecidos por estarem ligados a doenças cardíacas, diabetes e doenças hepáticas. Suas descobertas também revelaram que esses benefícios foram influenciados por mais do que apenas sua rotina de exercícios, já que o sexo e as medições da massa corporal também estavam implicados na proporção de metabólitos.
A pesquisa revela insights sobre as bases moleculares que influenciam o efeito do exercício sobre o corpo. Ao fazer isso, ele pode ajudar os profissionais de saúde a estabelecer a melhor forma de direcionar os pacientes que apresentam uma série de fatores de risco metabólicos, como doenças cardíacas ou diabetes, e informar melhor os médicos sobre os melhores planos de tratamento para esses pacientes para garantir um futuro mais saudável.
Para o autor sênior do estudo Gregory Lewis, muito se sabe sobre os efeitos do exercício nos sistemas cardíaco, vascular e inflamatório do corpo, mas o estudo fornece uma visão abrangente. “A pesquisa mostra o impacto metabólico do exercício ao vincular vias metabólicas específicas a variáveis de resposta ao exercício e resultados de saúde em longo prazo”, disse em um comunicado. “O que foi surpreendente para nós foram os efeitos que uma breve sessão de exercício pode ter sobre os níveis circulantes de metabólitos que governam funções corporais importantes, como resistência à insulina, estresse oxidativo, reatividade vascular, inflamação e longevidade.”