Aplicativo traduz promete traduzir o miado de gato

Por Redação

miado de gato
Reprodução MeowTalk/ Akvelon

Se você não entende o significado de cada miado de gato que seu bicho de estimação solta, a solução pode ter chegado. Desenvolvido por um ex-engenheiro que trabalhou na Alexa, da Amazon, o MeowTalk grava o som e então tenta identificar o significado.

O dono do gato também ajuda a classificar as traduções, colaborando no banco de dados para o software ir aprendendo com Inteligência Artificial.  Atualmente, existem apenas 13 frases no vocabulário do aplicativo, incluindo: “Alimente-me!”, “Estou com raiva!” e me deixe em paz!”

+ A pandemia é a melhor hora para adotar um pet
+ Primeiro caso de gato com coronavírus é identificado na Bélgica

A pesquisa sugere que, ao contrário de seus servos humanos, os gatos não compartilham uma língua. O miau de cada gato é único e feito sob medida para seu dono, com alguns mais vocais do que outros (quem já teve um gato siamês sabe exatamente o que isso significa).

Portanto, em vez de um banco de dados genérico para sons de gatos, a tradução do aplicativo difere com cada perfil individual.

Ao gravar e rotular sons, a inteligência artificial e o software de aprendizado de máquina podem entender melhor o miado de gato – quanto mais o aplicativo é usado, mais preciso se torna.

Javier Sanchez, gerente de programa técnico do grupo no desenvolvedor de aplicativos Akvelon, comenta que se comunicar com seu gato pode ter ganhado importância nos últimos tempos, graças ao distanciamento social.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store e na App Store da Apple.

Como ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, há análises mistas, com vários usuários reclamando de erros no aplicativo, como dificuldade de conexão ou miados bem diferentes virarem sempre “Estou apaixonado!”. No fim das contas, o aplicativo está com uma classificação média de 4,3 na Google Play Store.

Ainda que não seja o caso de levar ao pé da letra, é divertido. E talvez seja muito útil para que gatos sejam melhor compreendidos, já que a comunicação deles é menos objetiva do que a canina. E talvez até uma obrigação de humanos, já que especialistas em comportamento animal explicam que o miado de gato quase sempre é direcionado para humanos. Eles praticamente nunca miam entre si na fase adulta.

Claro que o aplicativo não substitui a sensibilidade. Por exemplo, se um gato está ronronando, isso não significa necessariamente que ele está feliz e descansado. Um ronronar também pode significar também estar procurando afeto ou indicando desconforto. Na dúvida, use o aplicativo como diversão.