A cidadela inca de Machu Picchu, importante local turístico do Peru, foi reaberta no domingo (4) com um antigo ritual após ficar fechada para o público por quase oito meses devido à nova pandemia de coronavírus.

No entanto, por razões de segurança, apenas 675 turistas poderão acessar o local por dia, apenas 30% do número de visitantes pré-pandemia.

No dia da reabertura aconteceu um show de luzes multicoloridas e um ritual para agradecer aos deuses pela reabertura da cidadela.

Leia Mais:
+ Machu Picchu reabre para apenas um turista, que está preso no Peru há 7 meses
+ Peru: o destino que une aventura, natureza, esportes e cultura

“Hoje abre-se Machu Picchu. Abre-se com protocolos (de saúde e segurança), abre-se para dizer que estamos nos reativando mas com responsabilidade e muita prudência, porque vemos tudo acontecendo no mundo com a pandemia”, disse o ministro de Comércio Exterior e Turismo, Rocio Barrios.

O primeiro trem de turistas havia chegado na manhã de domingo em Machu Picchu Pueblo, a vila mais próxima da cidadela, após uma viagem de 90 minutos ao longo do rio Urubamba da antiga vila inca de Ollantaytambo.

O número de casos de coronavírus tem diminuído constantemente no Peru, e os turistas deverão manter o distanciamento social.

O bloqueio por coronavírus foi um golpe mortal para dezenas de milhares de pessoas que vivem da indústria do turismo do país, especialmente aquelas na região montanhosa de Cusco, onde a cidadela de pedra está localizada. Muitos hotéis, restaurantes e empresas relacionadas ao turismo em toda a região faliram.

Machu Picchu, que significa montanha velha em quíchua, é o legado mais duradouro do império inca que governou uma grande parte do oeste da América do Sul por 100 anos antes da conquista espanhola no século 16.

As ruínas do assentamento Inca foram redescobertas em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham. Em 1983, a UNESCO declarou Machu Picchu como Patrimônio Mundial.

Confira como foi a cerimônia de reabertura para o público em Machu Picchu:

Brasileiros podem entrar no peru

A partir deste mês, turistas brasileiros vão poder voar para o Peru. O anúncio foi feito presidente da república, Martín Vizcarra. Agora será permitido voos vindo do Brasil e outros voos internacionais com duração de oito horas, ampliando assim a atual cobertura de quatro horas.