Este ano, haverá uma lua cheia que está sendo chamada de Lua Azul e vai acontecer bem no dia de Halloween, 31 de outubro. Mas por que ela é chama de Lua Azul?
Lua Azul não tem nada a ver com a cor da lua, mas sim, a frequência de luas cheias. O fenômeno de amanhã é a segunda lua cheia ocorrida no mesmo mês. Isso geralmente ocorre a cada 2,7 anos. O termo Lua Azul costumava se referir à terceira das quatro luas cheias que acontecem em uma estação – especificamente, a lua entre um equinócio e um solstício naquele ano. Isso porque os astrônomos definem as estações de acordo com os equinócios e solstícios, ao contrário dos blocos de três meses que os meteorologistas usam.
Para entender por que essas luas azuis acontecem, é fundamental entender o ciclo lunar. Ele é mais curto do que a maioria dos meses do calendário, durando apenas cerca de 29,5 de acordo com o ciclo sinódico. Portanto, eventualmente haverá uma segunda lua cheia no mesmo mês.
Leia Mais:
+ Como fotografar estrelas e a Via Láctea
+ Ouviu um barulho estranho no céu? Entenda o fenômeno
Agora, para a lua realmente parecer azul é uma questão totalmente diferente. Tem que haver matéria suficiente de um tamanho específico lançada na atmosfera para que a luz refletida mude.
O exemplo popular disso é a erupção de 1883 do vulcão indonésio Krakatoa. De acordo com a NASA, a erupção foi tão grande que durante anos a lua apareceu azulada e às vezes esverdeada. As partículas de cinza vulcânica eram grandes o suficiente para bloquear os comprimentos de onda vermelha da luz, enquanto outros comprimentos de onda continuavam como de costume.
Luas em tons de amarelo são mais comuns. Quando a lua está perto do horizonte, a luz do sol que ilumina a lua tem que viajar mais longe. Ao longo do caminho, os comprimentos de onda azuis são espalhados, deixando para trás os comprimentos de onda mais longos e vermelhos.
No entanto, todos esses são apenas um truque de luz, pois a lua continua com a cor que conhecemos, ou seja, cinza e branco, perolado.