Seu quadro e rodas podem chamar toda a atenção na sua bike, mas o verdadeiro herói dela é a corrente da bicicleta. Aqui está tudo o que você precisa saber para mantê-la funcionando perfeitamente, além de cinco razões para mantê-la na melhor forma.
Leia Mais:
+ 5 razões pelas quais pedalar faz bem para a sua saúde
+ Baixe curso online grátis de mecânica de bikes para fazer na quarentena
5 razões para trocar e cuidar da corrente da sua bicicleta
1. Isso o deixará mais rápido
Uma corrente limpa e devidamente lubrificada economizará cerca de 10 watts em uma corrente mal mantida, de acordo com Jason Smith da Friction Facts, uma empresa de pesquisa com sede no Colorado. Para o ciclistas amadores, isso representa cerca de 4% da perda de potência. Se você está pedalando para a parada do café no meio, pense assim: Você terminará a viagem mais fresco, tendo exercido menos energia, se lubrificar a corrente.
2. Você economizará dinheiro
Uma corrente limpa não impedirá apenas o desperdício de energia. Isso também evita que você desperdice dinheiro. Correntes sujas podem danificar os componentes do sistema de transmissão, pois a sujeira e a sujeira lentamente desgastam as engrenagens e as coroas.
“Você prefere pagar R$30 por uma nova rede agora ou R$899,00 por um novo sistema de transmissão mais tarde?” pergunta Eric Fostvedt, mecânico da equipe profissional de ciclismo Axeon.
3. É fácil
Cada mecânico de bike e ciclista tem sua maneira favorita de limpar uma corrente. O mestre mecânico da Park Tool, Calvin Jones, usa, é claro, a Chain Gang da Park Tool cheia de desengraxante.
Se você não quiser comprar um equipamento especial, tente usar um pincel de cerdas grossas para cobrir a corrente e as engrenagens com desengraxante. Richard Belson, um instrutor de mecânica do United Bicycle Institute, sugere molhar a corrente em um lubrificante autolimpante, como White Lightning Clean Ride. Apenas certifique-se de limpar todo o excesso de lubrificante com um pano depois. Lubrificante demais pode ser uma coisa ruim, especialmente quando pega a sujeira da estrada.
4. Você não precisa fazer isso (isso) frequentemente
A maioria dos especialistas concorda que você deve substituir sua corrente após 3.200 a 4.800 quilômetros pedalados. A maneira mais fácil de ver se você precisa de uma substituição: use um verificador de corrente, como este da ferramenta Park.
5. Você pode ser criativo com o lubrificante
Dica profissional: alguns dos lubrificantes de corrente de bicicleta mais eficazes não são na verdade lubrificantes de corrente de bicicleta. A cera de parafina comum para alimentos é uma ótima maneira de manter a corrente rolando rápida e suavemente, mas é necessário tirar a corrente da bicicleta e mergulhá-la na cera derretida. O efeito dura um bom tempo, mas poucos ciclistas querem lidar com o incômodo.
Outro produto excelente, mas pouco ortodoxo, é o azeite, diz Smith. No lado negativo, ele vai durar apenas cerca de 80 km ou mais. Se você estiver viajando de bike ou em um pedal longo, certifique-se de guardar um pouco do molho para salada da parada do almoço para voltar para casa.
Se um ciclista de estrada deseja um lubrificante líquido simples e rápido para condições de limpeza, Smith recomenda Squirt, Rock ‘n’ Roll Gold ou Silca NFS Pro. Para mountain bike e ciclocross em condições úmidas ou lamacentas, experimente um lubrificante mais espesso, como Finish Line Wet, White Lightning Wet ou Phil Wood Tenacious Oil. Smith sugere manter de três a quatro tipos diferentes de lubrificante em seu kit de ferramentas para que você esteja pronto para quase todas as condições climáticas e de estrada que encontrar.