Um famoso tesouro escondido contendo mais de um milhão de dólares em pedras preciosas foi descoberto, encerrando uma busca que já dura mais de uma década. No fim de semana, o colecionador de arte e arqueólogo de Santa Fe, Califórnia, nos Estados Unidos, Forrest Fenn, 89, anunciou que o tesouro que ele havia escondido nas Montanhas Rochosas há dez anos havia sido descoberto.
Em 2010, Fenn criou um caça tesouro ao supostamente esconder um baú cheio de ouro, rubis, esmeraldas e diamante em algum lugar nas Montanhas Rochosas. Ela anunciou que fez isto em sua autobiografia “The Thrill of the Chase: A Memoir”. O livro também continha um poema de 24 linhas que servia de pista para onde esse tesouro estava escondido. A revelação de uma recompensa de um milhão de dólares, à espera de ser encontrada nas montanhas, causou um grande alvoroço, motivando milhares de pessoas a sair em busca do tesouro.
+ Banff: conheça a cidade símbolo das Montanhas Rochosas canadense
De acordo com Fenn, era exatamente o que ele esperava realizar. Ele diz que seu objetivo era levar as pessoas à natureza, enviá-las para uma aventura e reconectá-las à natureza. Ele também diz que queria dar às pessoas uma fonte de esperança durante a Grande Recessão. Aparentemente, seu plano foi um sucesso, pois estima-se que 350.000 pessoas procuravam seu baú. Alguns deixaram o emprego para se tornarem caçadores de tesouros em tempo integral, outros se mudaram de todo os EUA para ficar mais perto da área onde se acreditava estar escondido. Cerca de cinco pessoas perderam a vida em busca do tesouro, que gerou polêmica entre autoridades, funcionários do governo e o público em geral. Em vários momentos, houve até demandas para Fenn interromper a caça.
+ Conheça o ‘caçador de rios’, o ativista que resgata cursos de água na cidade de São Paulo
Agora, parece que a história finalmente acabou. Fenn diz que alguém encontrou o tesouro, mas esse indivíduo deseja permanecer anônimo. Quem descobriu o baú escondido enviou a ele uma foto confirmando a localização e a descoberta.
“Parabenizo as milhares de pessoas que participaram da busca e espero que continuem sendo atraídas pela promessa de outras descobertas”, disse Fenn em seu site.