Se nessa quarentena você tivesse a chance de perguntar a um triatleta qualquer onde ele gostaria de ficar confinado, as chances de ouvir como resposta a Ilha de Maiorca, na Espanha, seriam de cerca de 90%. Isso porque o paraíso ibérico oferece tudo o que existe de melhor para nadar, pedalar e correr, com vista para o mar e para as montanhas. Quis o destino que o brasileiro Thiago Vinhal ficasse preso justamente ali, na mínima cidade de Aucúdia, norte da ilha-ostentação da turma do triathlo.
O plano era terminar a sua quinta temporada de treinos em Maiorca com tudo em cima para encarar o calendário de competições de 2020, buscando superar marcas pessoais como o 3º lugar conquistado nem 2018 no Ironman Brasil (8:19:11). A realidade, no entanto, está vencendo e obrigando Vinhal a desenvolver outras habilidades nos últimos dois meses, quando a Espanha foi arrasada pelo Covid-19, contando mais de 25.000 mortos, o que levou o governo a decretar o “lockdown”, modelo rigoroso de confinamento, que impede as pessoas de saírem à rua para quase todas as atividades, inclusive treinos outdoor, liberados com restrições só no início de maio.
+ Maya Gabeira conta como está sendo o período de isolamento em Nazaré, Portugal
+ Campeã mundial do Ironman perde corrida virtual quando o marido tropeça no cabo da Smartbike
Diante disso, Vinhal se concentra na parte cheia do copo. Hospedado na casa de seu treinador – o dinamarquês Frank Jakobsen – , ele aproveita para aprender a cozinhar, ler, tocar ukulelê e trabalhar a concentração. Os treinos têm sido feitos indoor, no rolo e na esteira, sem natação porque até a piscina está interditada. “Estou usando este momento para aprender coisas que gostaria de ter aprendido antes, fortalecendo muito a parte mental e me preparando para sair dessa ainda mais forte. É o que eu desejo a todos: que saiam mais fortes de tudo isso”, contou Vinhal à Go Outside.
O mineiro gente-fina de 37 anos traçou um caminho cuidadoso e planejado até se tornar o primeiro profissional negro a conquistar uma vaga para disputar o Campeonato Mundial de Ironman em Kona, no Havaí, em 2017, quando chegou em 13º e cravou 8:27:24, melhor tempo de um brasileiro na mítica competição.
Vinhal é uma das estrelas da série de lives da Go Outside, que tem discutido confinamento, performance e expectativas, diante de uma realidade que nenhum de nós ainda entende completamente. Nesta quarta-feira (06) vamos bater um papo ao vivo com o triatleta no perfil do Instagram da Go Outside. Não perca!
LIVE GO OUTSIDE COM THIAGO VINHAL
Quando: 6 de maio (quarta-feira) às 16 horas Horário: 16 horas Onde: @gooutsideoficial