Um homem de 72 anos quebrou três recordes mundiais em sua tentativa de se tornar a pessoa mais velha a remar sozinho no Atlântico.
O britânico Graham Walters partiu de Gran Canaria em janeiro e desembarcou em Antígua na quarta-feira (29).
Graham não é apenas a pessoa mais velha a remar através do Atlântico, ele quebrou os recordes de pessoa mais velha a remar através de qualquer oceano e atravessar o mesmo oceano várias vezes.
Entretanto, dúvidas foram levantadas, já que Graham teve que ser rebocado para o porto. Com apenas alguns quilômetros, ventos fortes começaram a afastá-lo de seu destino e ele teve que ser rebocado para terra.
+ Como esta bisavó mantém recordes mundiais
+ Equipe acima dos 60 anos rema através do Atlântico em tempo recorde
Mas o Guinness World Records e a Ocean Rowing Society confirmaram que ele havia quebrado três recordes após o desafio.
Depois de meses no mar, Graham disse que “voltou a um mundo diferente” após a pandemia de Covid-19. “Eu nunca tinha ouvido falar de coronavírus antes de sair”, disse à BBC.
Mas, mesmo no mar, ele falava com a esposa toda semana e, lentamente, sabia que a situação estava cada vez mais séria. “As pessoas estão em maior risco [na] minha idade, e eu tenho amianto nos pulmões, então, quando eu estava remando, pensei comigo mesmo: ‘este é o lugar mais seguro para se estar, no Atlântico'”.
A jornada de 96 dias de Graham envolveu atravessar mares agitados, consertar equipamentos quebrados e evitar a atenção de tubarões-martelo.
Graham já remou o Atlântico cinco vezes – três vezes sozinho e duas vezes em barcos para duas pessoas – e recentemente remou da nascente do rio Tamisa para o mar. Ele é carpinteiro de profissão e construiu seu
“Graham sempre foi um aventureiro, então ele já pensa em fazer uma última jornada”, disse Jean Walters, sua esposa, em comunicado à imprensa. “Concluir o desafio e levar o recorde será uma enorme conquista pessoal para ele”.
Craig Glenday, editor-chefe do Guinness World Records, parabenizou Walters por sua conquista, acrescentando que “merece ser reconhecido por seu status lendário”.
“Ter quebrado o recorde de idade de maneira tão conclusiva é um testemunho de sua determinação e obstinação, e fazê-lo em um barco que ele construiu em seu quintal torna tudo mais impressionante”, disse Glenday em comunicado.