Quem está em casa com crianças sabe bem o trabalho que isso dá. Contudo, um pouco de inocência nas brincadeiras e algumas equipamentos que provavelmente você tem em casa podem fazer milagres para manter os pequenos entretidos. Assim, estas dicas e brincadeiras de acampamento em casa foram testadas e aprovadas e podem te ajudar ajudar na sua também.
1 – Faça um acampamento
Eu montei minha barraca no quintal semana passada. Certamente foi a melhor coisa que eu fiz desde que começamos o distanciamento social. Além da função óbvia de acampamento em casa, a barraca já virou escola, sala de ginástica, sala de descanso e restaurante para minha filha Jojo e eu. Usamos a mudança de cenário como uma oportunidade de fingir que estamos fazendo coisas que fazíamos normalmente lá fora, mas agora não podemos. Também já me refugiei lá quando eu precisava me concentrar no trabalho e não podia ser interrompido. Eu tenho sorte de ter um quintal e uma barraca grande, mas roubei a ideia de um amigo que mora num apartamento pequeno com dois filhos de menos de 3 anos de idade. Ele montou a barraca na varanda e transformou-a num lugar especial para as crianças na base da força de vontade.
> Esta barraca da Nautika Panda para 2 pessoas custa R$ 120 e é ótima para os primeiros acampamentos no quintal e em campings.
2 – Academia em casa
Minha mulher tinha uma reunião por videoconferência de 90 minutos que não podia ser interrompida de jeito nenhum. Usei minha bola de pilates e dois colchões infláveis fazer uma sequência de jogos baseada em ginástica para crianças. Nós fizemos um curso, mas este vídeo pode dar algumas ideias interessantes. Seja como for, são muito mais brincadeiras do que ginástica propriamente dita. Minha filha ama. Eu não via ela se mexer tanto desde as últimas brincadeiras no parque ou na escola, com outras crianças. O melhor é que você não precisa de nenhum equipamento sofisticado. Se você tiver um tapetinho de yoga, pode brincar de cambalhotas. Uma corda de pular pode ser uma linha de equilíbrio, com desafios como atravessar pulando a linha dez vezes.
+ Os 6 melhores filmes de acampamento de todos os tempos
+ 7 dicas para o acampamento perfeito
Aliás, se você estiver realmente inspirado, pode criar um circuito, com tarefas e desafios pela casa toda. Vai exercitar memória para decorar as tarefas, agilidade, coordenação motora, equilíbrio e concentração. Algumas ideias: correr em ziguezague entre cones (use algum objeto no chão, como copos de plástico virados para baixo ou garrafas PET cheias de água), colocar uma bolinha em uma colher e levar de um ponto a outro, formar algum desenho com ímãs de geladeira, passar rastejando por baixo de um túnel de cadeiras alinhadas, ficar 30 segundos em um pé só em um disco de equilíbrio. Marcações no chão com fita crepe podem criar “checkpoints’, amarelinhas e outros estímulos de movimento.
3 – “Fogueira” no acampamento em casa
Uma lâmpada de cabeça na base de uma garrafa colorida cria uma luz ambiente bem interessante, capaz de substituir uma fogueira. Pode não funcionar com crianças mais velhas, mas a minha de 2 anos e meio se divertiu muito com a ideia de fazer marshmallows em casa, mesmo que de mentirinha.
Se você tem uma espiriteira e uma varanda, dá até para se aventurar com fogo de verdade, tomando os cuidados necessários. O importante é usar a ideia de sentar ao redor do fogo para trazer a ideia de um acampamento em casa, com sua comida de camping preferida, violão e o que mais você gosta de fazer outdoor. É uma ótima oportunidade para se livrar da tevê um pouco e fazer algo diferente (mesmo para os pais).
4 – Esconde-esconde de lanterna de cabeça
A brincadeira por si só já é muito legal para fazer com as crianças, mas pode acabar enjoando rápido. Você já experimentou desligar as lâmpadas e deu às crianças uma headlamp? Fica muito mais legal. Eles vão precisar aprender a ligar e desligar a headlamp e a quantidade de lugares para se esconder se multiplica no escuro, deixando a brincadeira muito mais legal para os pequenos.
> Por R$ 59,90, este modelo superfácil de usar de headlamp da Decathlon tem ótimo custo-benefício
5 – Acampamento em casa: piqueniques
Você pode fazer piqueniques de mil jeitos: mais básicos ou super elaborados. Na versão básica, colocar uma toalha de mesa no chão da varanda para o lanche da tarde (por que não o almoço?) já quebra a rotina. E é a versão que funciona melhor com crianças mais velhas e adolescentes, que podem estar realmente cansados de estar fechados em casa em uma rotina limitada.
Por outro lado, é a hora perfeita de tirar todo seu equipamento de cozinha de acampamento do armário e fazer um belo piquenique na varanda ou no chão da sala. Para crianças menores, pode envolvê-los no preparo de pratos simples, como cozinhar ovinhos de codorna, montar sanduíches ou colocar cobertura em bolinhos e cupcakes assados previamente.