Acampamento perfeito

7 dicas para acampar com mais conforto e segurança

Um ano cheio de feriados como 2015 é um convite para viajar mais. E acampar é sempre uma boa opção para quem quer gastar pouco e ficar perto da natureza. Mas é preciso ter alguns cuidados, como escolher o local ideal para montar a barraca: nem toda sombra é uma boa opção, e nem todo terreno plano é confiável.

Mas leve em conta as sete dicas a seguir para fincar os specs e não se arrepender depois.


IMPREVISTO: É melhor não deixar ursos chegarem tão perto

1. Observe o terreno. Se há um lugar macio e vazio no chão, provavelmente há uma poça d’água que costuma se formar nele. É melhor armar a barraca em um terreno levemente inclinado, onde não vai acumular água.

2. Use a sombra com sabedoria. Aproveite uma encosta ou árvores para "refrescar" a barraca à tarde. O ideal é que o sol bata na barraca de manhã: a barraca vai ficar quente, o que vai te obrigar a levantar cedo.

3. Teste dos specs. Antes de armar a barraca, verifique o terreno fincando alguns specs pelo chão. É melhor descobrir o quanto antes se o piso é duro.

4. Repelente natural. Para fugir dos insetos, o melhor é procurar uma clareira. Para encontrar um lugar onde bata mais vento, procure subir um pouco mais a montanha. Mas lembre-se: no geral, no alto da montanha você estará mais longe de uma fonte de água confiável.

5. Prevenção. Ao voltar de uma viagem, seque sua barraca: pendure-a de ponta cabeça no varal. Mesmo se não choveu enquanto você estava acampado, a condensação que se forma na barraca pode deixar uma umidade. A consequência pode ser um cheiro terrível. Faça o mesmo com seu saco de dormir e isolante.

6. Manutenção. Algo se quebrou ou se sujou durante a viagem? Conserte e limpe assim que chegar em casa, mesmo se for aparentemente irrelevante, como um pequeno furo no saco de dormir ou uns pingos de lama que entraram na barraca. Evite surpresas desagradáveis na próxima vez que montar sa barraca.

7. Mais um cuidado. Uma vez que a barraca estiver seca e limpa, o melhor é guardá-la dentro de uma caixa, ao invés de deixá-la comprimida no saco. E fora do alcance da luz, que desasta os tecidos sintéticos. Faça o mesmo com o seu saco de dormir.

(Via OutsideOline)