Pequenas conquistas na corrida também merecem respeito

Por Jeff Galloway, da Outside USA

começa correr
Nada como reconhecer seu próprio esforço. Foto: Shutterstock.

Logo que você começa a correr, já surgem as primeiras vitórias: uma volta no quarteirão, meia hora correndo direto sem caminhar, os primeiros 5K.

Mas para ter uma relação saudável e duradoura com a corrida, você precisa encontrar maneiras de medir seu sucesso que não envolvam ir mais rápido ou mais longe.

Comemore toda vez que você conseguir:

Ficar bem depois do treino

Correr pode ser cansativo, mesmo que você siga uma planilha bem sensata. E terminar uma corrida sentindo-se renovado, em vez de exausto, mostra que seu corpo está se adaptando bem ao volume e ao ritmo de treino.

Curtir o treino do começo ao fim

O primeiro quilômetro pode ser difícil, e iniciantes levam um pouco mais de tempo para se aquecer. Mas acredite: um dia você não vai mais se sentir mal, e o treino será prazeroso desde o início – um sinal de que você está mais forte e condicionado.

Enfrentar o mau tempo

Quando correr ainda é um desafio, calçar o tênis em um dia de chuva, vento ou frio exige muita força de vontade. Mas pense que treinar em condições adversas pode aumentar sua determinação e confiança e te ajudar a evitar esse tipo de desculpa no futuro. Nada como reconhecer seu próprio esforço.

Correr com consistência

Leva pelo menos três semanas, correndo três vezes por semana, para chegar ao ponto de o corpo sentir falta de um treino – o que aumenta seu desejo pela regularidade. Esse ciclo saudável pode te ajudar a manter o hábito da corrida por anos.

Você pergunta, Jeff responde

Devo tentar eliminar as pausas para caminhada?

Não. Os trechos de caminhada te dão mais controle sobre como você vai se sentir no fim da corrida, reduzem inchaços e dores e te ajudam a retomar o ritmo de corrida. E, assim, você consegue sustentar um tempo maior de exercício.

Como não comparar meus resultados com os de outros atletas?

Seja o capitão do seu próprio navio. Alguém progredindo mais rápido que você pode ter um biotipo que aguenta melhor uma quantidade maior de treino sem sofrer lesões. Invente uma meta para cada treino, algo que te deixe pessoalmente satisfeito.

Fato ou ficção

Novos corredores progridem mais rápido que os experientes?

Fato!

Correr em dias alternados já dá uma bela turbinada no seu condicionamento nos primeiros 6 a 12 meses, e intercalar corrida e caminhada afasta lesões que inibiriam esse progresso. Os corredores mais experientes também podem evoluir com o treino certo, mas o progresso geralmente é mais lento.

Veja também
+ 7 dicas para respirar melhor na corrida
+ Grupos de corrida que promovem a diversidade e que você precisa conhecer
+ Como a corrida pode melhorar o desempenho atlético em outras modalidades