Sim, nós somos corredores. Mas ao dar chance a outros esportes, você pode arejar a cabeça e manter o condicionamento o ano todo.
Depois de um ciclo de treinos, quando atingimos nossa meta e o corpo e a mente estão cansados, é um bom momento para experimentar outras atividades.
Veja também
+ Como o treino de boxe pode te ajudar em outros esportes
+ Por que você deveria comer mais peixes e frutos do mar
+ Descubra as dicas de Kelly Slater para longevidade
Ao buscar uma atividade paralela, priorize uma que lhe traga prazer. E vise o equilíbrio: se fizer algo que exige o máximo do corpo em um dia, invista em algo que o recupere no outro.
A corrida é, sim, a base de todos os esportes, mas não deixe de praticar outras atividades que poderão te deixar tão feliz quanto. Só uma ressalva: experimente outro esporte apenas após sua prova-alvo. Você pode se machucar e acabar com meses de preparo. De resto, faça o que gosta: a vida passa rápido e, assim, a gente vive mais e melhor
Conheça a seguir sete esportes para praticar com certa regularidade.
1. CICLISMO
Pratique o ano todo, três vezes por semana na bike estacionária, em casa. Você pode alternar treinos de alta cadência (acima de 90 rotações por minuto) com treinos de menor cadência, trabalho a parte cardiovascular e recruto fibras rápidas, o que ajuda bastante na hora da corrida e aumenta o metabolismo basal, pois coração ainda permanece acelerado por algum tempo após o exercício. Uma dica: ao pedalar e correr logo em seguida, você faz um treino mais longo e utiliza diferentes grupos musculares.
2. PULAR CORDA
Procure pular corda duas vezes por semana, às vezes juntamente com exercícios funcionais na areia. Além de aumentar muito a frequência cardíaca, os saltitos trabalham a pisada e fortalecem a panturrilha e os tendões, já que ficamos na ponta dos pés.
3. NATAÇÃO
É excelente para fortalecer o abdômen e a musculatura das costas, além de ajudar a melhorar a capacidade respiratória, pois já foi comprovado que a natação aumenta o volume de ar residual do pulmão. Cuidado apenas com infecções nos ouvidos.
4. YOGA
É um ótimo exercício para relaxar a musculatura e melhorar a flexibilidade. Além disso, durante os treinos e provas podemos controlar a fadiga com alguns exercícios respiratórios que aprendemos ao praticá-la.
5. TÊNIS
Os movimentos com corridas laterais e de costas não são comuns em corredores. Por isso, ao jogar tênis, fortalecemos músculos muito pouco trabalhados na corrida e que podem ser utilizados em uma prova mais longa.
6. STAND-UP PADDLE (SUP)
No stand up, nós fortalecemos toda a região abdominal e paravertebral, além de contribuir bastante para aliviar o estresse.
7. KITESURF
É ótimo para fortalecer as pernas, principalmente o posterior de coxa. É um dos esportes que mais crescem no mundo, mas é extremamente perigoso se for feito sem uma instrução adequada.