Já ouviu falar que correr faz cair bumbum, seios e até a pele? Mas não é bem assim que acontece; entenda mais

Corrida é uma atividade aeróbica, portanto queima calorias e elimina a gordura. Exatamente o objetivo das mulheres que começam a correr.

+ O fortalecimento para cada tipo de corrida
+ Coceira durante ou após o treino? Entenda a possível causa

Mas elas também questionam: “Correr faz cair bumbum?”. E a resposta é uma só: não. Só ganharão um corpo mais magro e mais definido. Correr tonifica os músculos dos glúteos e, quanto mais tonificado um músculo, mais durinho e “levantado” ele vai ficar.

“Para colher os benefícios estéticos que realmente ocorrem, como definição muscular e corpo mais esguio, é importante também alimentar-se corretamente e seguir um programa personalizado de musculação. Assim, você só perde gordura e não massa muscular, perdendo volume nos glúteos”, afirma o ortopedista Rene Jorge Abdalla, do Centro de Ortopedia e Reabilitação do Esporta do HCor.

Mas você ainda pode perguntar se, tomando gosto pela coisa, pode ficar seca demais, com o corpo semelhante ao das maratonistas olímpicas.

+ Abdômen definido em 15 minutos
+ Exercícios de mobilidade articular para aliviar dor no corpo

Então, se você não quer ser uma atleta profissional, a resposta de novo é “não”. “O exagero em qualquer atividade é que pode causar o envelhecimento precoce decido ao aumento dos radicais livres, sobrecarga cardíaca e dos tendões, músculos e ligamentos”, diz Adriana Piacsek, do grupo de corrida TPM (Treinamento Para Mulheres).

Portanto, se você não pretende fazer uma maratona por mês, seu corpo só vai melhorar. Só não esqueça de se proteger do sol. Porque os raios solares contribuem para o envelhecimento e a flacidez da pele.