Para alguns corredores, elas são um mero detalhe. Mas aqueles que treinam regularmente e, especialmente os que fazem provas, sabem que as meias podem ser a diferença entre uma corrida excepcional ou uma trágica performance. Saiba como escolher meia para corrida.
+ Comece a correr usando esta planilha
+ Asfalto, trilha ou pista? Qual o melhor terreno para correr?
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar trail running
Como escolher meia para corrida
O material importa
O algodão, embora confortável para usar no dia a dia, não foi feito para a performance. Esse material não absorve a umidade, deixando os pés literalmente em uma poça de suor, o que pode causar bolhas, calosidades, assaduras e pontos de atrito.
É por isso que as melhores meias de corridas não contêm o material “algodão”. Procure tecidos sintéticos e as palavras nylon, poliéster, lycra, elastano, compressão e outras que não sejam algodão. Materiais sintéticos mantêm seus pés mais secos porque são hidrofóbicos. Não, isso não quer dizer que suas meias têm medo de água, é apenas uma forma elaborada de dizer que elas deixarão a umidade longe da sua pele.
Materiais sintéticos não são as únicas palavras que você deve buscar. Você também pode encontrar lã, coco, bambu e outros produtos naturais, diferentes do algodão, listados na etiqueta. Esses materiais orgânicos também oferecem vários benefícios. O bambu, por exemplo, é respirável e possui uma textura parecida com a da seda e do cashmere. Ele também incrementa as propriedades antimicrobianas, o que quer dizer que você não será praguejado pelo cheiro repugnante dos seus pés.
O essencial aqui é saber que seus pés merecem algo melhor que uma meia comum de algodão. Você já investe bastante em um tênis de corrida de qualidade. É hora de investir também em meias de qualidade.
Seja você mesmo
Como meias são uma forma simples e barata de mostrar sua exclusiva personalidade corredora, elas ganharam muita popularidade ao longo dos últimos anos. Agora você pode escolher entre uma ampla variedade de cores, alturas, materiais e estilos. Quer fibras naturais? Compressão? Pouco peso? Que não apareçam? Um pouco mais grossas para um amortecimento extra? Aprecia aquelas com aparência esquisita com os dedos separados? Só depende de você. Pessoalmente, não gosto de gastar muito em meias. Um pacote acessível de seis pares pode resistir a muitos quilômetros antes de irem para o lixo.
Talvez você queira um toque de cor para que suas meias chamem atenção nas competições. Eu também sou assim. Com tantas características para escolher, você pode pensar que será difícil encontrar as melhores meias para você, mas isso é coisa do passado. Ter mais opções significa uma maior probabilidade de encontrar o par perfeito para você.
O segredo é o conforto. E ele varia de um corredor para o outro. Não sou capaz dizer exatamente qual modelo será mais cômodo para você, mas posso dizer que gosto de uma mistura com poliéster, pois é um material macio e envolve meus pés na medida certa. A boa notícia é que meias não são muito caras, então você não vai falir experimentando alguns pares. Veja o que funciona melhor para você, mas, pelo amor de deus, nem pense em correr com meias de algodão. Nem mesmo do avesso.