Hoje é Carbonara Day! Esse prato clássico romano capaz de causar polêmicas incendiárias na Itália tem uma origem interessante e mil versões espalhadas pelo mundo inteiro. A que se consagrou como clássica leva espaguete, guanciale (um tipo de “bacon” não defumado italiano, preparado com as bochechas do porco), gema de ovo, pimenta do reino moída na hora e queijo pecorino romano. Para trazer a discórdia fitness, nossa sugestão para o dia é receita de macarrão carbonara com abacate!
Leia também
+ Macarrão de legumes é mais saudável do que o comum?
+ Afinal, abacate é bom para emagrecer?
Por usar ingredientes regionais, como o pecorino romano, seguir ao pé da letra a receita é complicado. As adaptações mais comuns são pancetta ou bacon no lugar do guanciale e parmesão em vez do pecorino romano. Essa receita de macarrão carbonara com abacate leva menos queijo, não leva gemas cruas e ganha um reforço nos nutrientes com as gorduras boas do abacate (que dá cremosidade), do tomate e do manjericão.
Além disso, o preparo também pode ser uma ótima opção para antes da corrida — especialmente para as pessoas que têm problemas com a lactose.
Receita de macarrão carbonara com abacate
Rende: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes
- 400g de espaguete;
- 100g de panceta picada;
- 1 abacate maduro;
- 150g de tomate cereja picado;
- 50g de parmesão ou outro queijo duro ralado;
- suco de 1 limão;
- manjericão fresco.
Modo de preparo
Coloque água em uma panela grande e leve ao fogo até levantar fervura. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem, até ficar al dente.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira grande e seca em fogo alto e frite a panceta de 4 a 5 minutos até dourar e ficar crocante. Retire do fogo e reserve.
Em um processador de alimentos ou liquidificador de alta potência, misture o abacate, suco de limão e o manjericão e bata até ficar homogêneo.
Escorra o macarrão, reservando um pouco da água do cozimento, e devolva-o à panela. Acrescente o molho de abacate, o tomate picado a pancetta e o queijo ralado. Use um pouco da água do cozimento para deixar o molho cremoso e fluido, mas cuidado para não encharcar. Sirva imediatamente.