Se você está sem incentivos para treinar, vamos dar uma mãozinha. Este treino tem cardio, força e vai te deixar com a sensação de “missão cumprida” em tempo recorde. É uma boa alternativa também para não perder o condicionamento se você está em uma pausa forçada na corrida ou na bike. Partiu fazer este treino HIIT de 12 minutos e que só usa o peso do corpo?
Inspirado na aula PEAK 12, da Bodytech (SP), o circuito consiste em fazer 30 segundos de cada movimento, alternando com 30 de descanso para a troca de estação. São, ao todo, três rodadas de 4 minutos cada. Use o timer do celular ou do relógio para ajudar nas transições.
+ Exercícios de mobilidade articular para aliviar a dor no corpo
+ Lista de compras para quarentena saudável
Além de queimar (muitas!) calorias, o treino trabalha grandes grupos musculares, desafiando habilidades do corpo como agilidade, coordenação, força, velocidade, capacidade cardiorrespiratória e fortalecimento dos músculos do core. Não enrole nas pausas. O segredo do HIIT é fazer tudo no tempo certo!
Confira abaixo o treino adaptado por Brucce Cota, gerente nacional de musculação da Bodytech, e André Trombini, master trainer da Bodytech, para você começar a fazer em casa:
Treino HIIT de 12 minutos
O circuito tem a seguinte ordem:
cardio > power > agility > core
Você pode iniciar em qualquer uma das estações, mas a sequência deve ser sempre a mesma indicada acima. Lembrando que cada exercício deve ser feito por 30 segundos. Pronto para começar?
Cardio
1. Polichinelo
2. Corrida parada com joelho alto
3. Tiro de corrida de 3 a 5 metros
Power
1. 2 agachamentos com salto + 2 flexões de braço
2. Burpees
3. Agachamento split (salto com agachamento encostando a mão no chão)
Agility
1. Deslocamento lateral tocando a mão no chão ao mudar de direção (estipule uma distância)
2. Salto frontal e lateral
3. Passada frontal e lateral
Core
1. Abdominal alternado
2. Abdominal com rotação de tronco
3. Abdominal canivete