Provavelmente você já ouviu falar de mindfullness. Trata-se de um estado onde treinamos qualidades de atenção ao momento. Assim, nós aprendemos a perceber nosso pensamento, sensações corporais e emoções, nos levando a fazer escolhas mais conscientes e funcionais. Mas o legal é que ele pode ajudar em questões específicas, como no caso do mindful eating.
+ Como praticar o mindfulness para lidar bem com períodos difíceis
+ O que é “estado de flow” e como atingi-lo fazendo esportes
+ 9 aplicativos de meditação para aliviar a ansiedade
O mindful eating é uma técnica muito importante para prestarmos atenção no que comemos, aprender a escutar o nosso corpo e perceber se estamos com fome ou saciados. É uma técnica que ajuda a ter uma alimentação consciente, que traz inúmeros benefícios. Listei alguns deles.
Benefícios do mindful eating
– Sentir mais o sabor dos alimentos;
– Ajuda a perceber sinais de fome e saciedade;
– Potencializa melhores escolhas alimentares;
– Ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais.
Com isso, você conseguirá manter uma alimentação muito mais saudável e, consequentemente, ter maior facilidade na administração do peso.
Quer colocar em prática a alimentação consciente? Veja algumas dicas que podem te ajudar.
Como usar o mindfullness na alimentação
Para começar, antes de dar a primeira mordida no alimento, pare, respire e observe o que você vai comer. Depois, mastigue devagar. Seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Então, se você comer com calma, seu organismo perceberá que está saciado a tempo, antes que você devore a comida, evitando assim um consumo excessivo.
Procure descansar entre as garfadas para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático, quando você nem percebe o que está colocando na boca. Já enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente. Perceba as características e aparência do alimento, assim como sua textura. Sinta o aroma e então, saboreie, sentindo cada ingrediente na boca.
Aprender a perceber seu corpo a ajudará a sentir mais prazer na hora de se alimentar. Assim, você terá refeições mais saudáveis e que saciem por mais tempo.