O Arctic Bath, um novo e impressionante retiro de bem-estar, que oferece aos hóspedes a experiência da tradição de saúde sueca de saunas e mergulhos gelados.

Foto: Johan Jansson
A Suécia tem sido um defensor dos benefícios de saúde de um mergulho polar, por isso não é surpresa que um de seus mais recentes retiros de bem-estar seja construído em torno do conceito. O Arctic Bath, um hotel flutuante no rio Lule, na Lapônia sueca, facilita a participação dos hóspedes na tradição local de banhos frios – afundamentos de corpo inteiro em água gelada – seguidos de uma ida à sauna, que, no Arctic Bath, envolve convenientemente uma piscina de água fria feita diretamente no Lule.
Foto: Anders Blomqvist

O hotel, inaugurado em janeiro, possui 12 cabines – seis na praia e seis que ficam nas docas no topo do Lule e são conectadas à terra por uma passarela flutuante – e um spa, que tem um design parecido com um ninho. Se a madeira (de origem sustentável e local) e as amplas janelas lembram o Treehotel mais conhecido da Suécia , com suas suítes empoleiradas em árvores na floresta da Lapônia, é porque o projeto foi criado pelos mesmos desenvolvedores, Bertil Harström e Johan Kauppi.

Foto: Anders Blomqvist

Os quartos do hotel se enquadram em três categorias: terra, suíte e flutuante. As cabines de terra são construídas para acomodar até cinco pessoas, com um layout semelhante a um loft, com escada em espiral, frigobar e piso aquecido. As suítes, como a mostrada acima, têm o mesmo layout e comodidades semelhantes, mas foram projetadas para duas pessoas. As cabines flutuantes são estruturas para duas pessoas, localizadas perto do spa do hotel.

+ Cinco bons motivos para você começar a tomar banho frio
+ Beber água gelada ajuda a emagrecer? Veja a resposta!
Foto: Pasquale Baseotto

Flutuando sobre a água no meio do complexo do hotel, encontra-se o spa do Arctic, no centro da piscina externa que permite aos hóspedes mergulhar diretamente no rio Lule. A instalação circundante abriga saunas e salas de tratamento para massagens e tratamentos faciais.

Banhos frios, como os oferecidos na piscina, estão tendo um renascimento – um grupo crescente de nadadores e banhistas de água fria juram por seus benefícios à saúde. Estudos científicos recentes também argumentam: a imersão em água fria aumenta os níveis de dopamina (e diminui a depressão); melhorar a pressão sanguínea; e cortisol mais baixo, o hormônio do estresse.

Foto: Danniel Holmgren

A Lapônia, uma região que circunda as partes mais setentrionais da Noruega, Suécia e Finlândia, é um inegável destino de aventura. Entre as sessões de spa de dezembro a abril, o hotel organiza passeios guiados de cães de trenó, bem como passeios para a Reserva Natural Storforsen.

Foto: Daniel Holmgren

A melhor época para visitar o Arctic Bath pode ser de setembro a março, quando você pode observar a aurora boreal, visível no seu quarto. As cabines flutuantes começam em US$ 988 por noite, com acesso ao spa incluído.