Dois caminhões off-road da Mercedes modelo Unimog chegaram onde nenhum veículo foi antes. Os robustos caminhões foram usados ​​para estabelecer um novo recorde de altitude para um veículo motorizado na semana passada, quando atingiram o vulcão Ojos de Salado, ativo no Chile a 6.694 metros de altura.

Mas, como qualquer outra expedição de montanhismo, a subida não foi fácil. A princípio, a expedição não tinha o recorde como objetivo. Uma equipe de dez pesquisadores tinha a missão de instalar quatro unidades de rádio de emergência no vulcão Ojos de Salado, no Chile. Esses rádios de emergência são conectados a três outros campos de base no vulcão e foram colocados a 6.100 metros.

+ Por que os tibetanos não sofrem tanto com as altas altitudes?
+ Vídeo mostra a beleza do Deserto do Atacama em time-lapse

Para realizar a tarefa, a Mercedes-Benz forneceu dois Unimogs totalmente equipados para a equipe liderada por Matthias Jeschke, dono de uma empresa chamada Extreme Events. Quando o rádio final foi instalado, a equipe decidiu levar um dos Unimogs mais adiante no vulcão em busca do recorde.

Os dois caminhões Unimogs fornecidos pela Mercedes-Benz foram extensivamente modificados para incluir rodas e pneus off-road, além de um sistema de balanceamento de centro de gravidade variável. Os Unimogs também apresentaram guinchos maciços que ajudaram a elevar os veículos até a altura recorde.

O recorde anterior, estabelecido em 2007, era de 6.688 metros. Surpreendentemente, essa marca também foi estabelecida em Ojos de Salado, com um Suzuki Samurai fortemente modificado.

Para ter uma ideia de como foi dirigir os caminhões até o vulcão, confira o vídeo abaixo: