“Chuva de vegetais” está salvando animais na Austrália

Helicópteros estão despejando uma verdadeira “chuva de vegetais” com cenouras e batatas-doces para os animais que sofrem com a devastação ocorrida após os incêndios florestais na Austrália.

Autoridade de vida selvagem em Nova Gales do Sul estão lançando mais de 2.000 kg de vegetais. O objetivo é ajudar a alimentar com vegetais animais como cangurus e wallabies (Petrogale penicillata) tiveram seus habitats queimados na Austrália. Os alimentos caíram em seis diferentes localidades, os vales de Capertee, Kangaroo e Wolgan e nos parques nacionais de Yengo, Jenolan, Oxley e Curracubundi.

+ Por que os incêndios na Austrália são diferentes das queimadas na Amazônia?
+ Geleiras da Nova Zelândia estão ficando vermelhas – e é por causa da Austrália

Em outras partes do estado, comunidades e centros de resgate ajudaram cangurus, camelos, cavalos e alpacas a sobreviver.

“As provisões de alimentos são partes importantes da estratégia de promover a sobrevivência e da recuperação de espécies ameaçadas de extinção”, disse em nota Matt Kean, ministro do Meio Ambiente do país da Oceania.

Mas eles são os sortudos, pois muitos outros animais morreram nos incêndios. Estima-se que 1 bilhão de animais foram perdidos nos incêndios. Cientistas alertam que espécies de mamíferos, aves, insetos, fungos e plantas podem ter sido destruídas antes mesmo de serem descobertas.

Mesmo os animais que sobrevivem aos incêndios ainda estão em risco. Se seu habitat se foi, “não importa”, disse Manu Saunders, pesquisador e ecologista de insetos da Universidade da Nova Inglaterra em Armidale ao The Washington Post. “Eles vão morrer de qualquer maneira.”