Fotografar natureza exige algumas técnicas e equipamentos que ajudam a fazer um clique perfeito. Ricardo Martins, especialista em fotos de natureza, e que em 2012 recebeu o Prêmio Jabuti pela sua obra “A Riqueza de Um Vale”, listou abaixo uma série de dicas para quem deseja ingressar no mundo da fotografia. Nelas, Ricardo conta um pouco da sua experiência, indica alguns passos para seguir nessa área, e também sugere alguns equipamentos e lentes. Confira:

#1 Equipamentos para iniciantes – Para quem não sabe exatamente com qual equipamento começar a tirar fotos, recomendo uma câmera com acesso facilitado para mexer no diafragma e velocidade, devendo ser usada no modo manual. Modelos de câmeras (como 5D Mark II, Canon 80D, Rebel T7) com uma lente grande angular 18-55mm, uma teleobjetiva 75-300mm também são ótimas pedidas.  “Também é indicado investir em um tripé, que possibilita efeitos na fotografia como o chamado “véu de noiva” feito em cachoeiras, isso anima qualquer iniciante”, revela o fotógrafo.

#2 Trabalhar primeiro com a luz natural – para quem começou recentemente, sugiro que se explore primeiro a luz natural, observá-la e entender como ela funciona.“As primeiras horas do dia e o entardecer são os melhores momentos para fotografar. Depois desse treino, pode começar a usar o flash”, conta Ricardo.

#3 Usar o flash mais simples possível – para quem está começando e nunca usou flash antes, , o melhor é usar os mais simples e baratos possíveis, pois assim, não se gastará tanto e já terá também um grande aprendizado. “O flash 430 da Canon é ótimo para essas situações” indica Martins.

+ Como ser um fotógrafo melhor, segundo os prós
+ Como fotografar estrelas e a Via Láctea

#4 Cuidado com os mitos de fotografia – logo quando se adquire uma câmera fotográfica, é comum pensar que não se pode fotografar na luz do meio dia, ou contra o sol. Na verdade, na fotografia há a liberdade de fazer o que quiser, pois existem os mais variados conceitos para isso.

#5 Pensar estrategicamente quando usar equipamentos digitais – o digital possibilita fazer várias fotos sem saber exatamente o que é feito. “Você fotografa tudo, e nada ao mesmo tempo. Com isso, a fotografia precisa ser pensada antes de ser executada”, conta Ricardo.

#6 Ter uma câmera profissional – a qualidade da fotografia em uma câmera profissional é bem maior comparada aos outros aparelhos. Porém, para quem não tem condições financeiras de adquirir uma, o celular é uma alternativa, devido à sua praticidade.Utilizar variações específicas de lentes – para quem já está mais avançado na profissão, uma sugestão é utilizar a câmera Canon Mark IV, e um modelo específico de lente para cada tipo de foto: 100-400mm para fotografar animais, 70-200mm para retratos, 17-40mm para paisagens, 100mm Macro para insetos e 24-70mm como uma lente coringa.

#7 Dicas específicas para quem quer começar a fotografar natureza/paisagens – recomendo comprar equipamentos usados, revisados e com garantia, além de usar preferencialmente uma roupa com cores neutras. “Se for fotografar aves, é sempre interessante também cobrir o cabelo”, ensina Ricardo.