O Nepal está proibindo plásticos de uso único no Monte Everest e em torno dele. A iniciativa é uma tentativa de reduzir o problema de lixo da região.

De acordo com CNN, as autoridades do Nepal disseram que vão proibir garrafas plásticas de refrigerantes e plásticos de uso único com menos de 30 mícrons de espessura na região de Khumbu, que abriga o Everest.

As regras só entrarão em vigor em janeiro do ano que vem. No entanto, as garrafas plásticas de água não estão proibidas.

+ O que está sendo feito sobre o lixo (e corpos) no Everest
+ Monte Everest, um lixão no topo do mundo

“Estamos consultando todos os lados sobre o que pode ser feito com as garrafas plásticas de água”, disse Ganesh Ghimire, diretor administrativo do município rural de Khumbu Pasang Lhamu. “Em breve encontraremos uma solução para isso.”

As regras visam reduzir o desperdício na região, que recebe 150 mil turistas, segundo Ghimire. Até chegar ao campo base do Everest, os turistas e alpinistas caminham por várias aldeias. Infelizmente, muitas vezes eles deixam grandes quantidades de lixo para trás.

Uma proibição semelhante foi anunciada em 1999, mas não foi implementada de forma eficaz. As autoridades ainda não decidiram sobre as penalidades para aqueles que desrespeitarem a proibição.

Em maio de 2019, uma equipe de 14 membros de voluntários recuperou mais de três toneladas de lixo da montanha, incluindo latas vazias, garrafas, plástico e equipamentos de escalada descartados.