Alpinistas indianos alegam ter alcançado o cume do Everest no dia 26 de maio
Por Redação
Três alpinistas indianos afirmaram ter chegado ao topo do Everest no dia 26 de maio. Mas, de acordo com uma investigação do The Himalayam Times (THT), eles nem foram até o acampamento 4 da montanha nesta temporada.
A revelação aconteceu depois da imprensa local do estado de Haryana, no norte da Índia, comemorar um triunfo dos três alpinistas, incluindo duas mulheres, no Monte Everest após que retornaram ao país na semana passada.
Autoridades e testemunhas oculares afirmam que Vikas Rana, Shobha Banwala, Mohini Nehra, Ankush Kusana, e Dorchi Sherpa estavam no acampamento base por volta das 12h30 de 26 de maio, dia em que alegaram ter chegado ao cume. Os alpinistas faziam parte de uma expedição de oito membros da Prestige Adventures.
+ Nepal procura ajuda para identificar alpinistas mortos no Everest
+ Vídeos mostram as enormes filas no Monte Everest
O trio, no entanto, afirmou que eles alcançaram o cume por volta das 10h30. “Chegamos ao cume do Monte Everest depois de encontrar um bom tempo em 26 de maio; quatro alpinistas sherpa nos guiaram ao topo do mundo”, disse Kasana, 29, ao THT.
Entretanto, o alpinista de alta altitude Chhiring Sherpa disse ao THT que é “altamente improvável que eles tenham descido do cume ao acampamento base dentro de poucas algumas horas”.
Ngima Norbu Sherpa, que guiou Vikas Rana ao acampamento III, disse que ele e outros alpinistas sherpas desceram ao acampamento-base em 25 de maio. “Não temos ideia sobre a tentativa de cume dele”, disse, acrescentando que os guias decidiram descer os alpinistas indianos que não conseguiam se mover acima do acampamento III.
Segundo o diretor administrativo da Prestige Adventures, Damber Parajuli, a indiana Megha Parmar foi o único membro da expedição de oito pessoas que chegou ao cume do Everest em 22 de maio. Parajuli também é presidente da Associação de Operadores de Expedição do Nepal. Oficiais do acampamento base também confirmaram que nenhuma ascensão ao cume foi feita em 26 de maio.
Esta não é primeira vez que alpinistas indianos tentam falsificar ascensões no Everest. Em 2017 um casal de policiais indianos foi demitido da força policial por fingir escalar o Monte Everest em 2017. Os dois também foram proibidos de subir a montanha pelo Nepal por dez anos.