Cerca de 50.000 turistas escalam o Kilimanjaro anualmente
Por Redação
O Kilimanjaro é a montanha mais alta do continente africano. O monte tem seus majestosos 5.895 metros de altitude na Tanzânia. E todos os anos, cerca de 50.000 pessoas o visitam. Com a justificativa de aumentar o turismo no local, o ministério do turismo do país está com um projeto de construir um teleférico na montanha.
Para o governo, a construção de um teleférico pode aumentar o número de turistas em 50%. De acordo o vice-ministro do turismo, Constantine Kanyasu, a ideia é fornecer acesso à montanha para aqueles que não conseguem subir o Kilimanjaro.
“Ainda estamos fazendo um estudo de viabilidade para ver se esse projeto funciona”, disse ele à Reuters. “Há duas empresas, uma da China e outra de um país ocidental que demonstraram interesse.”
- Novo recorde feminino de trail run no Monte Kilimanjaro
- Equipe de aventureiros faz descida inédita de mountain bike do topo da África
- 4 destinos surpreendentes e fora do comum na África
Kanyasu afirma que o governo estava olhando para planos de negócios, potenciais investidores e lucros.
A duração da rota do teleférico não foi finalizado, com várias opções em consideração. O governo está analisando o custo e questões de engenharia, disse o ministro. Uma avaliação de impacto ambiental também será realizada.
Oposição dos carregadores e guias de montanha
Um grupo de carregadores e guias de montanha se opuseram ao projeto. Os profissionais temem que os bondes reduzam o número de escaladores.
“Um turista dos EUA pode ter um máximo de 15 pessoas o acompanhando na expedição, das quais 13 são carregadores, um cozinheiro e um guia. Todos esses trabalhos serão afetados por um teleférico”, disse Loishiye Mollel, chefe da Organização de Carregadores da Tanzânia. “Somos da opinião de que a montanha deve ser deixada como está.”
De acordo com a organização, há cerca de 20 mil carregadores trabalhando entre o Monte Kilimanjaro e Meru, outra montanha próxima.
O turismo na Tanzânia aumentou 7,13% no ano passado, ajudado por um aumento nas chegadas de visitantes estrangeiros. As receitas do turismo arrecadaram US$ 2,43 bilhões no ano, ante US $ 2,19 bilhões em 2017.
O turismo é a principal fonte de divisas na Tanzânia. O país é conhecido por suas praias, safáris de vida selvagem e o Monte Kilimanjaro.