Novo recorde feminino de trail run no Monte Kilimanjaro

Atleta dinamarquesa fez a rota Mweka

[ninja-popup id=23038]Por Redação

A atleta dinamarquesa Kristina Schou Madsen concluiu os 5.895 metros de Monte Kilimanjaro em 6 horas, 52 minutos, 54 segundos pela rota Mweka Gate. Sua corrida de montanha estabeleceu um novo recorde feminino mais rápido conhecido (FKT). O tempo da brasileira Fernanda Maciel de 7 horas e 8 minutos – cerca de 15 minutos de diferença, era até então considerado o mais rápido, feito pela rota Umbwe Gate, utilizada por outros atletas que também baterem recorde como o equatoriano Karl Egloff e o espanhol Kilian Jornet.

A corrida de Madsen aconteceu no dia 23 de fevereiro e foi verificado pela Federação Internacional de Skyrunning. Ela também forneceu faixas GPS SPOT e Garmin, bem como o vídeo de sua corrida para verificação.

Além de definir um novo FKT (tempo conhecido rapidamente), Madsen arrecadou fundos para a Zara Tanzania Charity, uma organização que realiza vários projetos entre os povos Maasai, localizados no Quênia e no norte da Tanzânia. Kristina arrecadou e doou US$ 1000 para a instituição de caridade, que usará o dinheiro para ajudar a construir uma sala de aula, refeitório, banheiros e uma cozinha em uma escola da aldeia perto de Ngorogoro.

O registro de Madsen foi verificado pela Federação Internacional de Skyrunning

Em uma entrevista com Gear Junkie, Kristina disse nunca havia ido ao Kilimanjaro e que a preparação feita na Dinamarca foi bem difícil, pois o pico mais alto do país fica a 187 metros acima do nível do mar, então, teve que repertir várias vezes o trajeto.

“Também fiz um treino com elevação na esteira por muitas horas e também em simulador de escada, mas principalmente eu gosto de correr para fora. Para obter a força nas minhas pernas, eu precisava treinar caminhos alternativos. Eu corro cerca de 80-110 km por semana, e treino força com outros esportes como ciclismo, fiação e boxe”, disse Kristina.

Os próximos desafios de Kristina será o The Lost Island on Fiji, de 220 km em abril; em maio, representará a Dinamarca no World Trail Championship em Espanha e também no Long Distance Mountain Championship na Polônia.