Documentário da Netflix mostra os severos efeitos das mudanças climáticas na natureza

Por Redação

Uma cena da nova série documental da Netflix, ‘Nosso Planeta’ (Our Planet), que estreou no dia 5 de abril, deixou muitos espectadores chocados. São imagens de morsas caindo do topo de um penhasco. O motivo é ainda mais entristecedor.

‘Nosso Planeta’ tem oito capítulos e exibe imagens inéditas da beleza natural do Planeta Terra. Além disso, aborda como as mudanças climáticas têm impactado em todas as criaturas vivas. O documentário é narrado pelo naturalista britânico David Attenborough.

A cena que chocou o público faz parte do segundo episódio e se concentra em um grande grupo de morsas no nordeste da Rússia. São mais de 100.000 morsas reunidas em uma única praia “em desespero”, porque seu habitat natural, o gelo do mar, mudou-se para o norte.

“Sob essas condições, as morsas são um perigo para elas mesmas”, diz Attenborough no documentário. As filmagens mostram algumas morsas escalando um penhasco de 80 metros em busca de “espaço de descanso”.

+ Conheça uma aldeia que está lutando contra as mudanças climáticas
+ Ursos polares famintos invadem arquipélago na Rússia

De acordo com o filme, as morsas têm pouca visão fora da água, mas podem sentir a presença dos outros animais no fundo do penhasco – e ficam à procura de uma maneira de retornar ao mar para procurar comida.

Uma morsa é então filmada saltando do penhasco e caindo em uma superfície rochosa. Vários outros animais seguem o exemplo, sofrendo a mesma queda trágica.

“Em seu desespero para voltar ao mar, centenas caem de alturas que nunca deveriam ter escalado”, narra Attenborough.

A sequência termina com closes nos corpos imóveis das morsas no fundo do penhasco.

“As cenas com as morsas foram as coisas mais difíceis que eu já tive de testemunhar ou filmar em minha carreira”, disse a produtora da série Sophie Lanfear, ao The New York Times.

A produtora ainda disse que ao buscar locais para serem registrados pelo programa, ela já imaginava a grande alteração desse habitat, mas sequer suspeitava que testemunharia tamanho horror. “Eu estava esperando que talvez as morsas caíssem, mas no final elas ficariam bem. Eu realmente não estava preparada para a escala da morte”, disse ela.

Críticas

A cena da morsa foi duramente criticada por alguns especialistas por relacionar a morte do animal às mudanças climáticas. Alguns sugeriram que outros fatores – possivelmente desconhecidos – poderiam ter contribuído para a queda das morsas do penhasco. A cena foi comparada a um outro comportamento semelhante observado em 2017, quando centenas de morsas morreram nas mesmas circunstâncias tentando escapar de ataques de ursos polares.

A Netflix afirmou para o site TMZ que a equipe de ‘Nosso Planeta’ trabalhou com o biólogo Anatoly Kochnev, que estuda morsas há 36 anos. Jamie McPherson, um dos cinegrafistas do documentário, reforça que não viu ursos polares durante o ocorrido. “Elas não estavam fugindo, elas estavam se arrastando calmamente até caírem.”