Forte chuva na região de Torres del Paine causou cheia de ao menos três rios

O Chile decretou alerta vermelho na área do Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia, neste domingo (17). De acordo com o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, em espanhol) fortes chuvas causaram a cheia de pelo menos três rios, que têm risco de inundações.

“Declarado alerta vermelho para a comuna de Torres del Paine por ameaça de transbordamento, a contar de hoje e enquanto for necessário”, informa um relatório divulgado pelo Onemi.

Para as autoridades chilenas, o aumento dos rios Paine, Gray e Serrano, podem afetar o movimento normal da população local e os turistas interessados nos circuitos de trekking e rotas do parque, localizados principalmente entre os pontos Laguna Amarga, Torres e Pueblito Serrano.

Apesar do alerta vermelho, o parque continuou aberto aos turistas. Apenas algumas áreas foram fechadas aos visitantes, principalmente perto do rio Serrano, onde houve registro de inundações.

“Os turistas, tanto nacionais como estrangeiros, precisam se cuidar, não se arriscar em certas situações”, disse Juan Carlos Andrade, diretor do Onemi da região de Magallanes, em declarações ao meio de comunicação local Emol.

Um comitê técnico se reuniu no município de Torres del Paine, onde foram estabelecidas linhas de ação com o Sistema de Proteção Civil, para preparar recursos para o desenvolvimento de emergência.